ACONCELHAMENTO GEN TICO

444 palavras 2 páginas
ACONSELHAMENTO
GENÉTICO
ALUNAS: Alessandra Laís Oldenburg
Fernanda Policarpo
Helena Kluch
Taynara Fortes

Aconselhamento genético e
Reprodutivo


O Aconselhamento Genético é um processo informativo, esclarecedor e de muita importância, que lida com problemas humanos associados ao risco de ocorrência ou de recorrência de um distúrbio genético, que pode vir a provocar uma doença em um indivíduo ou em vários membros de uma mesma família.

Como é feito o aconselhamento  genético?
Durante um primeiro contato, o geneticista coleta os dados da história pessoal e familiar do paciente, para que seja construído um heredograma familiar. Esta metodologia permite avaliar a transmissão de genes "defeituosos" entre os indivíduos de uma família.


O geneticista pode solicitar alguns exames que julgue serem necessários. Outros encontros acontecem para que as pessoas em análise tenham todas as informações requeridas, como estimativa de riscos, testes genéticos disponíveis, informações dos resultados, acompanhamento de outros membros da família, etc.



O aconselhamento não é só para o indivíduo em consulta, mas é dirigido para a família inteira, estendendo a consulta para membros interessados.

Utilidade do Aconselhamento
Genético


Ele permite que os pacientes compreendam melhor os riscos de terem uma doença, ou de conceber uma criança com uma doença genética. As pessoas que procuram o aconselhamento genético podem, através dele, obter informações atualizadas sobre doenças genéticas, alternativas de detecção precoce do problema, tratamentos etc.

Quando o
Aconselhamento
Genético deve serhistória feito?  Ele deve ser feito em pessoas que tenham familiar de doença genética.


Em mulheres com mais de 35 anos que planejam uma gravidez ou já estão grávidas.



Em Infertilidade sem causa aparente.



Em Mulheres grávidas com alterações fetais detectadas por ultrassonografias. 

Em mulheres com três ou mais abortos espontâneos de primeiro trimestre, casal com grau de

Relacionados