ORIENTA O PARA EDUCADORES F SICOS NO TRABALHO COM IDOSOS

813 palavras 4 páginas
ORIENTAÇÃO PARA EDUCADORES FÍSICOS NO TRABALHO COM IDOSOS

A população idosa vem aumentando consideravelmente, no mundo e no Brasil. Isto se atribui a um aumento da expectativa e obtenção de qualidade de vida, relacionada diretamente como controle das doenças e a prática de exercícios físicos com frequência constante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que esse crescimento no Brasil ocorre em ritmo acelerado e que em 2030 será a 6ª maior população de idosos do mundo, o que se atribui a uma maior expectativa de vida (MELLO, 2005). A legislação brasileira, em concordância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diz que terceira idade: “são considerados as pessoas maiores de 60 anos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça e ideologia”.
Convém destacar que, a população brasileira que compõe essa faixa etária, apresenta características estruturais, como a condição de saúde, renda, cuidado formal e informal entre outros, que merecem muita atenção por parte de toda a sociedade. Portanto, o crescimento quantitativo dos gerentes, deverá ser acompanhado por uma implementação efetiva de políticas públicas, igualitárias e universais, que garantam os direitos de proteção e participação social da população idosa (BORBA, 2001).
De acordo com (Nieman, 1999), aproximadamente 85% das pessoas idosas apresentam uma ou mais das seguintes doenças ou problemas de saúde, que necessitam ser considerados no planeamento da atividade física para esta população: Artrite e Artrose (48%); Hipertensão arterial (36%); Cardiopatias (32%); Comprometimento da audição (32%); Comprometimentos ortopédicos (19%); Catarata (17%); Diabetes (11%); Comprometimento visual (9%); Alzheimer (de 4 a 11%).
Para Sobral (2003), a atividade física refere-se ao trabalho muscular capaz de elevar a taxa metabólica acima do nível considerado de repouso. Ela é inerente ao Homem. Todos os seres Humanos sentem necessidade de realizar de forma a poderem prolongar e sustentar

Relacionados