Glaucoma e Catarata

Páginas: 8 (1930 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O que é Glaucoma?
O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro.
Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.
Causas
O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira nos Estados Unidos. Existem quatro tiposprincipais de glaucoma: glaucoma de ângulo aberto (crônico), glaucoma de ângulo fechado (agudo), glaucoma congênito, glaucoma secundário.
A parte frontal do olho é preenchida por um fluido claro chamado de humor aquoso que é constantemente produzido na parte posterior do olho. Ele deixa o olho através de canais na parte frontal do olho em uma área chamada de cavidade anterior, ou simplesmente deângulo.
Qualquer coisa que diminua ou bloqueie o fluxo desse fluido para fora do olho provoca o aumento da pressão ocular denominada de pressão intraocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo principal no olho, o nervo óptico.

O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma sua causa é desconhecida. Um aumento na pressão oculardesenvolve-se lentamente com o passar do tempo, a pressão empurra o nervo óptico e a retina para trás do olho. Este tipo de glaucoma, tende a ser hereditário. Os riscos à predisposição aumentam caso haja um pai ou avó com este tipo de glaucoma. Afro-descendentes têm maior predisposição para a doença.
O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamentebloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Trata-se de uma emergência, é bem diferente do glaucoma de ângulo aberto, que de forma lenta e indolor vai danificando a visão.
Exames
Um exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. Normalmente realiza-seum exame completo do olho.

A averiguação da pressão intraocular (tonometria) apenas não é o suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular muda. A pressão ocular é normal em aproximadamente 25% das pessoas com glaucoma. Isso é chamado de glaucoma de tensão normal. Existem outros problemas que podem causar danos no nervo óptico. Os testes para diagnosticar o glaucoma incluem:Gonioscopia (uso de lentes especiais para verificar os canais de circulação do ângulo)
Teste de tonometria para medir a pressão ocular
Imagens do nervo óptico
Resposta do reflexo da pupila
Exame retinal
Exame com lâmpada de fenda
Acuidade visual
Medição do campo visual



Sintomas de Glaucoma
Glaucoma de ângulo aberto: Muitas pessoas NÃO apresentam sintomas até o início da perda davisão e pode ocorrer perda gradual da visão periférica (lateral, também denominada, visão de túnel).
Glaucoma de ângulo fechado: Os sintomas podem ser intermitentes no início ou piorarem prontamente, ocorre dor grave e súbita em um olho, visão diminuída ou embaçada, náusea e vômito, halos coloridos ao redor das luzes, olhos vermelhos, olhos de aparência inchada.
Glaucoma congênito: Os sintomascostumam ser notados quando a criança tem alguns meses de vida, nebulosidade na parte frontal do olho, aumento de um olho ou de ambos os olhos, olho vermelho, sensibilidade à luz, e lacrimação. É hereditário e presente no nascimento.
Tratamento
O objetivo do tratamento é reduzir a pressão ocular. Dependendo do tipo de glaucoma, isso pode ser feito através de medicamentos ou cirurgia.
Tratamento paraglaucoma de ângulo aberto: As pessoas podem ser submetidas a um tratamento bem-sucedido com colírios. A maioria dos colírios usados atualmente possui pouco efeito colateral, em comparação aos do passado. Pode ser necessário mais de um tipo de colírio. Alguns pacientes podem ser tratados com pílulas para baixar a pressão ocular. Novas pílulas e colírios vêm sendo desenvolvidos para proteger o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glaucoma e Cataratas
  • catarata
  • Glaucoma
  • Glaucoma
  • glaucoma
  • glaucoma
  • Glaucoma
  • glaucoma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!