Vangardas artisticas

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
VANGUARDAS ARTÍSTICAS
IMPRESSIONISMO  Movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Epoque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra Impressão: nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais sepreocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo quegeralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza. É um modo de pintar, sem muitos detalhes e geralmente é na natureza.
EXPRESSIONISMO Movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança efotografia. Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas". Mais do que meramente um estilo com características em comum, sua designação é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender aarte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surge como uma reação ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a manifestação da visão interior do artista em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".
CUBISMO Movimento que tratava as formas danatureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Historicamente, originou-se da obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os artistas desse movimento foram mais longe doque Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se os objetos estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador sem, no entanto, estabelecer nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
FAUVISMO Quando de seu surgimento, os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigenteà época, foram chamados de “as feras”. É uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade,destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
FUTURISMO Movimento artístico e literário, que surgiu em 1909 com a publicação de seu Manifesto, com o slogan Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras"), pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nosdesenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros artistas deste movimento também exaltavam a guerra e a violência. O movimento levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda, abandonando toda distinção entre arte e design e abraçando a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artisticas
  • Literatura artistica
  • Ginastica Artistica
  • Ginástica Artística
  • Intervenção Artística
  • Ginastica artistica
  • Residencias artisticas
  • Linguagens artísticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!