lorew

527 palavras 3 páginas
1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Inicialmente, a turma foi dividia em três grupos de quatro pessoas. Cada grupo ficou responsável por fazer uma das destilações e anotar os resultados. As destilações feitas foram a destilação simples, destilação fracionada (utilizando a coluna de Vigreux) e destilação utilizando a coluna de Snyder.
Durante as destilações, cada grupo colheu amostras do destilado gradualmente, de trinta em trinta miligramas para a destilação por Snyder e de dez em dez miligramas para as demais, medindo as respectivas temperaturas. A temperatura inicial foi anotada quando as primeiras gotas do destilado alcançaram o condensador. Em seguida, o índice de refração de cada amostra foi medido experimentalmente, para que fosse possível comparar as concentrações utilizando o índice de refração (n) como parâmetro.
Nosso grupo ficou responsável pela destilação fracionada utilizando a coluna de Snyder. Como sabemos, a mistura a ser destilada continha Acetato de Etila e Tolueno. Teoricamente, essa mistura seria equimolar, entretanto utilizamos uma mistura que já estava no laboratório, sofrendo ação do tempo e contaminação, já não sendo mais equimolar na prática. Na destilação, acrescentamos porcelana porosa na mistura para que a ebulição acontecesse de forma mais regular. Em uma coluna de fracionamento, é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam pontos de ebulição muitos semelhantes. O número de pratos teóricos é a grandeza que relaciona-se com o número de ciclos vaporização-condensação. O tipo de coluna de fracionamento de Snyder é feita com estrangulamentos e bolas. O outro tipo de destilação fracionada realizado no experimento foi com a coluna de Vigreux. A coluna de Vigreux possui reentrâncias que aumentam a condensação e permitem que o vapor entre em contato com o líquido, sendo utilizada para um número pequeno de pratos teóricos, permitindo uma destilação rápida, apesar de não ser a coluna mais eficiente.
O índice de refração

Relacionados