glaucoma

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Glaucoma congênito e Catarata congênita

O glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo opitico, de corter progressivo, com perda de campo visual risco de cegueira, caso não diagnosticado.
Há direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores de glaucoma apresenta PIO elevada.
A maioria dos casos é de ocorrência esporádica. Em cerca de 10% dos casos, nosquais existem evidências de padrão de herança familiar, acredita-se que esta seja autossômica recessiva, com penetrância variável de 40 a 100%.
O quadro clinico do glaucoma congênito é muito variável e depende, fundamentalmente, da fase em que houve parada do desenvolvimento do seio camerular.
Em cerca de 30% dos casos, já no nascimento o paciente apresenta alterações do segmento anterior dobulbo ocular que podem despertar a atenção da família, do pediatra e do neonatologista.
Na maioria dos casos, entretanto, o quadro manifesta-se nos primeiros meses de vida, possivelmente porque, até então, o corpo ciliar ainda não atingiu sua capacidade plena de produção do humor aquoso, e consequentemente, há maior dificuldade de escoamento e hipertensão ocular.
Quando o glaucoma é reconhecidoprontamente e as alterações anatômicas e funcionais são iniciais, cresce a possibilidade de que tais pacientes tenham visão útil.
O aumento das dimensões da córnea (megalocornea) deve a partir de sua constatação e até prova em contrario sugerir o diagnostico de glaucoma congênito. Esses sintomas e sinais se combinam de maneira diferente quando o glaucoma ocorre desde o nascimento manifesta-se, porordem de frequência e aparecimento: córnea turva, fotofobia, aumento do tamanho do olho e epifora. Nos casos em que o glaucoma se instala entre os 6 meses e o primeiro ano de vida, há aumento de dimensões oculares.
Quando o processo glaucomatoso se instala nos primeiros três anos de vida, devido ao fato de as fibras colágenas oculares dessa idade ser mais mole e mais elástica que as do individuoadulto, as dimensões do globo ocular tendem a aumentar. Nas crianças com mais de 3 ou 4 anos, a esclera posterior pode ser ainda algo elástica para o aumento da pressão ocular produza miopia progressiva, porem o seguimento anterior não mostra sinais de aumento das dimensões, o que torna mais difícil o diagnostico do glaucoma.
Devido à idade da maioria dos portadores de glaucoma, impõe-se o examesob anestesia geral pelo menos até cinco anos. São submetidos à aclopigia e midríase por instalação de uma gota de colírio cicloplegico e uma gota de fenilefrina a 10% por três vezes, 30 minutos antes da realização da anestesia.
O glaucoma congênito é uma enfermidade da ocorrência geralmente bilateral e de evolução predominantemente assimétrica. Por tanto, faz-se sempre exame comparativo entre osolhos e este deve incluir obrigatoriamente inspeção, medida do diâmetro da refração, tenometria, biomicroscopia gonioscopia.
Existem quatro tipos de glaucoma:
Glaucoma crônico de ângulo aberto: corresponde a maioria dos casos de glaucoma em adultos, o sistema de drenagem do olho deixa de funcionar bem, à medida que a pessoa vai envelhecendo.
Glaucoma de ângulo fechado: caracteriza-se pelaobstrução do ângulo de drenagem.
Glaucoma secundário: ocorre quando o ângulo de drenagem é afetado por lesões, certas drogas como os esteroides.
Glaucoma congênito: manifesta-se em recém-nascidos, que devem ser levados ao oftalmologista imediatamente.
O tratamento de glaucoma congênito é sempre cirúrgico, nestes casos, o tratamento médico só é ineficaz. Além disso, há drogas que não podem serutilizados em crianças por causa dos efeitos colaterais. Eles só devem ser usados como um tratamento antes da cirurgia ou no caso de crianças, operadas em várias ocasiões para atrasar novas cirurgias.
Na maioria dos casos, após o controle da pressão intraocular, conseguimos observar uma redução no tamanho dos olhos, redução significativa do edema corneano e também da escavação do nervo óptico.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glaucoma
  • glaucoma
  • glaucoma
  • Glaucoma
  • glaucoma
  • glaucoma
  • Glaucoma
  • Glaucoma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!