Giorgetto Giugiaro 2 Parte

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
Introdução





O que o Uno, o Passat original dos anos 70, o BMW M1 e o Maserati Merak/Bora têm em comum? As linhas baseadas em traços retos e marcantes são apenas uma indicação do verdadeiro elo entre eles: a assinatura de Giorgetto Giugiaro, o italiano que é considerado uma das maiores autoridades quando se trata de desenho de automóveis.

Eleito o Projetista do Século XX por mais de 120jornalistas do mundo inteiro, Giorgetto Giugiaro teve suas mãos no desenho de grandes carros conceituais e de produção.

Ficou conhecido mundialmente por ter criado mais de 200 modelos de automóveis e ter em seu currículo 40 milhões de carros produzidos no mundo inteiro.

E é sobre a vida e obra desse designer, cujo papel foi muito importante na história automobilística, que as próximas páginas irãoabordar.






























Biografia



Giorgetto Giugiaro nasceu em 7 de agosto de 1938 em Garessio, na província de Cúneo, região de Piemonte, Itália. Em 1952, aos 14 anos, mudou-se para Turim, onde seguiu estudos nos campos das artes durante o dia e de desenho técnico à noite. Três anos mais tarde, mostrou em uma exposição alguns esboços de automóveis que chamaram a atenção de DanteGiacosa, diretor técnico da Fiat. Em três meses o jovem de 17 anos ingressava no Centro de Estilo do fabricante. Ficou ali até 1959, trabalhando inclusive no Departamento de Estudos de Desenho de Veículos Especiais, chefiado por Fabio Luigi Rapi, mas achou que não havia muito potencial de crescimento na maior marca de carros do país.

Em dezembro daquele ano, saiu para assumir um cargo de destaqueno estúdio de desenho de Nuccio Bertone. Em seu período na empresa, desenhou modelos esportivos de luxo, compactos, conversíveis e alguns carros-conceito.

Em novembro de 1965, Giugiaro mudava para a Ghia, outra renomada empresa italiana de desenho e construção de carrocerias, onde se tornou Diretor do Centro de Estilo e Desenho. Durante os dois anos em que esteve ali, realizou trabalhos paraMaserati, Fiat, entre outras marcas conhecidas.


Em fevereiro de 1967 fundava a Ital Styling, empresa independente pela qual prestava serviços à Ghia. Mas foi com a ItalDesign que Giorgetto Giugiaro realizou seu sonho de trabalhar por conta própria.

De início denominada Studi Realizzazione Prototipi S.P.A., a empresa sediada em Turim e fundada em 13 de fevereiro de 1968 foi uma associação comMarco Mantovani, ainda hoje atuante no conselho, e o engenheiro Luciano Bosio. Embora tenha mantido a ligação com os grandes esportivos de marcas famosas, passou a elaborar também carros mais populares. A firma ganhava em 1974 uma divisão de desenho industrial voltada a projetos de média e larga escala em diferentes ramos de mercado, como câmeras fotográficas, móveis, telefones, relógios, cosméticos ecomputadores.

Coube a Giugiaro introduzir o conceito conhecido como "papel dobrado", com as linhas definidas por traços retos. Isso lhe deu a fama de projetar carros muito funcionais, com bom aproveitamento de espaço e quase sempre com ampla área envidraçada. Outra solução em que foi um dos pioneiros é a de carrocerias mais altas, para que os ocupantes se sentem em posição mais ereta e haja maisespaço para todos.

Com 70 anos completados em agosto de 2008 e aos 40 da fundação da ItalDesign, Giugiaro é, sem dúvida, um dos projetistas mais premiados da história. Entre os títulos e prêmios que recebeu destacam-se o Compasso d'Oro italiano por duas vezes, em 1980 e 1984, e o Golden Steering Wheel (volante de ouro) em 1995 e 1996. Em 1999, em Las Vegas, EUA, mais de 120 jornalistas dediversos países o elegeram o Projetista do Século XX e, dois anos mais tarde, um júri internacional o incluiu entre 13 personalidades no Mural da Fama do mundo do automóvel, no Palexpo de Genebra, Suíça.
Modelos criados



No período que trabalhou no estúdio de desenho de Nuccio Bertone, desenhou modelos esportivos de luxo como o inglês Gordon-Keeble GT (1960), o alemão BMW 3200 CS (1961) e o italiano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PARTE 2
  • Parte 2
  • Parte 2
  • PARTE 2
  • parte 2
  • 2 Parte
  • PARTE 2
  • Parte 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!