A Historia Do C Non Do Novo Testamento C Pia

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
A historia do cânon do novo testamento
MARCOS ANTONIO CABRAL DIAS

Introdução
O presente texto é uma tentativa de compreender como se deu a formação, seleção e a conclusão do cânon, que resultou na coleção dos vinte sete livros que conhecemos hoje, como o “cânon do novo testamento”.
Compreendendo o contexto histórico
A historia do cânon do novo testamento só pode ser contada, graças àobediência a inspiração divina por parte dos escritores e também pelo zelo das comunidades do século I, que se preocuparam em preservar os livros após a morte das testemunhas oculares. É certo que as comunidades do primeiro século, inicialmente ainda não consideravam os vinte sete livros do novo testamento, assim como os consideramos hoje, ou seja, como “Sagrada Escritura”, mas apenas o velho testamento.Porém isso não quer dizer que essas comunidades não valorizassem tais escritos, muito pelo contrario, pois podemos perceber claramente a ação Divina pelo fato de que, mesmo esses livros não sendo encarados como escritura pela igreja do século I, eles já circulavam em quase todas as igrejas, e eram aceitos como material importante para a vida diária e a doutrina nas comunidades.
Compreendendo aetimologia da palavra cânon
O significado da palavra cânon teve seu inicio através da palavra grega “κανων”, que em seu significado antigo era vara ou régua de madeira, igual as dos pedreiros e carpinteiros dos nossos dias. Esta palavra tinha diversos significado como por exemplo: na gramatica significava uma regra, na cronologia era uma tabela de datas, mas parece ter sido na literatura que apalavra cânon recebeu mais relevância, pois na literatura representava uma lista de escritos que quando comprovados podiam ser atribuídos a um determinado autor.
Pelo fato de ter havido grandes debates por parte da igreja que sempre defendeu as doutrinas e os ensinamentos de Jesus, contra os que tentavam espalhar heresias e escritos pagãos no seio das comunidades cristãs. Por isso se fez necessárioà avaliação dos livros e escritos que circulavam nas igrejas cristãs. Após esta avaliação decidiu-se então que os livros que foram reconhecidos como possuidores de autoridade, passaram então a representar o cânon do novo testamento que representa o manual de regra e fé da igreja cristã.
As exigências para a formação do cânon
Para entendermos melhor a formação do cânon, é necessário conhecermosprimeiro as exigências usadas pela igreja, para a escolha que resultou nos vinte sete livros do novo testamento.
Os critérios para que um livro pudesse faze parte do cânon eram os seguintes:
a) A apostolocidade, ou seja, deveria ter sido escrito por um apostolo ou baseado em seu testemunho ocular.
b) A catolicidade, isto significa que o livro deveria ser usado, reconhecido e aceito por toda aigreja.
c) A ortodoxia, com isso só eram aceitos os livros que continham um conteúdo doutrinário transparente e além do mais que não contraria-se as doutrinas das décadas iniciais da igreja.
d) Inspiração, esta exigência requeria dos livros evidencias de que realmente foram espirados por Deus, e nesta parte com certeza o Espirito Santo guiou a igreja para que ela percebesse a diferença dos escritossantos e verdadeiros entre os profanos e falsos.

Conclusão
A conclusão do cânon do novo testamento aconteceu primeiramente no ocidente, no inicio do século V, porém cem anos mais tarde o oriente também reconheceu o mesmo cânon como divina escritura. Embora os concílios não tenham sido responsáveis pela criação e escolha do cânon, diferente do que muitos acreditam, os concílios foram responsáveispor tornar públicos os livros que já vinham sendo aceitos pelas igrejas em geral.
SEGUNDA PARTE DO TRABALHO
A confissão de Pedro (NVI- Nova Versão Internacional)
MATEUS 16. 13-20
MARCOS 8. 27-30
LUCAS 9. 18-21
13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O C Non Do Antigo Testamento
  • Trabalho De Historia C Pia
  • historia da musica C pia
  • Apresenta O Maquinas E Equipamentos Novo C Pia
  • Novo a Documento do Microsoft Word 3 C pia
  • C Pia
  • MODELO PORTIFOLIO C Pia C Pia
  • Peti O S Rgio C Pia C Pia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!