Ginastica laboral

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

O número de funcionários doentes nas empresas devido a fatores psicológicos, mentais, corporais e sociais aumenta a cada ano por falta de interesse dos empresários. Com o objetivo de apresentar e explicar como o exercício físico pode auxiliar na qualidade do trabalho do funcionário, abordaremos a importância da Ginástica Laboral.

A necessidade da prática de exercícios físicos nolocal de trabalho existe e persiste desde o século XVIII. O novo processo de produção trouxe consideráveis mudanças, e o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente.

As estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão dedores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária
de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores.

O homem Moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, e vem levando uma vida cada vez mais sedentária, o que acaba por provocardistúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas e etc.

Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada (acompanhada) tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.




1. OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL

O presente trabalhote como objetivo conscientizar e informar os participantes do I WORKSHOP DA SAÚDE FESV, a importância, os benefícios e a utilização da Ginástica Laboral em empresas.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Definir Ginástica Laboral;
- Apresentar seu histórico e objetivos;
- Expor os benefícios da Ginástica Laboral;
- Apresentar os materiais alternativos;
- Exemplificar atividades;
- Classificar aGinástica Laboral;
- Apresentar e explicar as doenças ocasionadas pela jornada de trabalho.

















2. METODOLOGIA

A apresentação do trabalho será realizada de forma visual com apresentação de slides no computador, e de forma verbal, sendo explicado e exemplificado o conteúdo pelas alunas a cada visitante que entrar no estande.3. DEFINIÇÃO

Ginástica Laboral é um repouso ativo, que aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho, para exercitar os músculos correspondentes (antagonistas) e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho (agonistas), tendo como objetivo a prevenção da fadiga (KOLLING, 1980) apud OLIVEIRA (2007).

Segundo LIMA, 1998a ginástica laboral é a prática de exercícios físicos realizados coletivamente durante a jornada de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Essa prática têm como função prevenir doenças ocupacionais e promover o bem estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecendo, amando respeitando, e estimulandoo próprio corpo.

A Ginástica Laboral compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamentos da empresa, tendo como objetivo principal prevenir e diminuir os casos de LER/DORT (Oliveira, 2006).

Segundo Martins (2001), são exercícios efetuados no próprio local de trabalho, comsessões de cinco, 10 ou 15 minutos, tendo como principais objetivos a prevenção das LER/DORT e a diminuição do estresse, através dos exercícios de alongamento e de relaxamento.

Portanto a ginástica laboral pode ser definida como a prática de exercícios físicos antes (preparatória), durante (pausa) ou após (compensatória) durante o expediente no próprio ambiente de trabalho.

4. HISTÓRICO DA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica laboral
  • ginastica laboral
  • Ginastica Laboral
  • Ginástica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica laboral
  • Ginastica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!