Getação

Páginas: 12 (2932 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
O SEGUNDO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ
O segundo trimestre da gravidez, isto é, o 4º, o 5º e o 6º mês, são, para a maioria das gestantes, os meses mais tranquilos da gravidez. Do ponto de vista das mudanças corporais, em geral os enjoos e náuseas, se aconteceram, passam no início do quarto mês para a maioria das mulheres. A sonolência excessiva, o cansaço, as idas frequentes ao banheiro para fazerxixi, tudo isto já melhorou, já se atenuou, mostrando uma adaptação do corpo da mãe à vida de seu bebê dentro de seu ventre. O volume do abdome já se pode notar mas não está tão grande que incomode. O incômodo com o tamanho do abdome virá no terceiro trimestre, como voltarão também as vontades frequentes de urinar, o cansaço e a sonolência. Enfim, o segundo trimestre é uma trégua entre algunsincômodos do primeiro e do terceiro trimestre. Claro que quando falamos destes incômodos do primeiro e terceiro trimestre, estamos falando de queixas de um grande número de mulheres de nossa sociedade, mas há mulheres que não sentem estes incômodos ou sentem-nos muito pouco. Vai depender muito de seu estilo de vida, de suas crenças, valores e circunstâncias. Se a mulher foi educada ouvindo falar quegravidez dá sempre muitos incômodos, se sempre foi e continua sedentária durante toda a gravidez, se está passando por problemas de ordem familiar ou profissional, tudo isto irá afetar a vivência da gravidez.
Em geral, o segundo trimestre é o vivenciado como sendo a mais fácil e livre de sintomas desagradáveis. Há várias novidades neste semestre que podem ser vivenciadas de formas diversaspelas mulheres, mas em geral, são vivenciadas de forma positiva. Uma delas: o aparecimento do abdome: a maioria das mulheres fica alegre de seu estado ser reconhecido publicamente e receber ajudas às quais têm direito e devem aproveitar e até solicitar, se não lhes oferecem espontaneamente: lugar no ônibus e metro, preferência em filas. Outra grande novidade: os movimentos do bebê começam a serpercebidos, em geral por volta do fim do quarto mês. A princípio a mulher pode perceber como bolhas de ar passando de um lado para outro da barriga e aos poucos os movimentos vão ficando mais nítidos. Há bebês que mexem mais outros que mexem menos.
Algumas gestantes interpretam os movimentos do bebê como uma agressão.
Mas a maioria sente muita satisfação com as mexidas do bebê nesta fase, sentindocomo uma confirmação de que ele está vivo, existe e está bem lá dentro. Em geral, também neste trimestre, através das ultrassonografias solicitadas pelo obstetra e já se pode ver o sexo do bebê a maioria absoluta deseja saber se vem menino ou menina. É cada vez mais raro a gestante ou o pai do bebê não querer saber o sexo. Uma vez sabido o sexo, os que definiram já um nome, começam a chamar obebê pelo nome escolhido e o bebê torna-se uma realidade bem presente para os futuros pais. Se os pais do bebê estão juntos na gravidez, é a melhor época da vivência da sexualidade; os enjoos não mais atrapalham, e o volume do abdome não é tão grande que dificulte as movimentações e posições nas relações sexuais. Contudo é sempre bom lembrar que a vivência da sexualidade na gestação variagrandemente, tanto para homens como para mulheres, sendo comuns tanto aumento quanto diminuição do desejo sexual para ambos. ntes. Vale lembrar também que sexualidade não é só penetração pênis-vagina, mas toda a gama de carícias e carinho que o casal pode trocar e que qualquer zona do corpo tem potencial erótico. Por ser, em geral, um semestre mais fácil de ser vivido, é interessante que a gestanteaproveite para começar, se ainda não estiver fazendo, uma atividade física, como nadar ou caminhar ou yoga, ou qualquer outra atividade permitida pelo seu obstetra. É também um bom tempo para começar um a frequentar um grupo de gestantes ou de casais grávidos com profissionais capacitados para fornecer informações sobre parto, pós-parto, amamentação e cuidados ao recém-nato, além de darem apoio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!