ajude - mim

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
MESA REDONDA { História }

Começando o Progama . . .

Apesentador( ): Boa tarde a todos seja bem vindos a nosso progama... As vezes a gente nem percebe, mas muitos dos nossos hábitos tem a ver com a história do nosso país, o cafezinho, o seu sapato são exemplo. Vocês sabiam que, antes de ser conhecido como pais do futebol, o brasil era conhecido como pais do café? E sem falar daprodutividade da borracha e do desenvolvimento industrial.
E é esse o assuntos do nosso progama de hoje: A expansão do cultivo do café, a borracha e o cresimento industrial do brasil. E para melhor enteder o assunto troussemos convidados especiais para explicar melhor

Apesentador (Caroline Campos) ela e professora de história e vai explicar para nos como foi a expansão do cultivo do caféno brasil.

Convidado: Boa tarde

Apesentador( ): Boa tarde (Jamille Paes) seja bem vinda ela vai falar como foi o desenvolvimento da borracha no brasil.

Convidado: Boa tarde, muito obrigado pelo convites

Apesentador( ): E o nosso ultimo convidado de hoje Boa tarde (João Paulo Fereira) ele vai falar como foi e o cresimento industrial do brasil.

Convidado:Boa tarde, e um travez estar aqui com todos vocês.

Apesentador( ): Para comecar, aqui nos temos nossa tela interrativa de onde vai surgir perguntas para nossos convidados, os nossos reporter vai está ao vivo em determinados lugares e com pessoa para fazer perguntas para nossos convidados de hoje, e tem tambem a nossa plateia.

Apesentador( ): E já vamos para aprimeira pergunta, vamos falar com a reporter(Tamires Souza). Boa tarde Tamires você esta onde e quem deseja fazer pergunta.

Reporter (Tamires Souza): Boa tarde ( ) eu estou aqui no ( ) com (Breno) e ele vai fazer uma pergunta para (Caroline Campos).

Breno: Eu queria perguntar para Caroline campos Como foi o surgimento do café no brasil, e se essa produção de café foi bompara a economia do país?

Convidado (Caroline Campos): O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha. Entretanto, a produção em escala comercial para exportação ganhou força apenas no início do século XIX. A produção do café noBrasil expandiu-se a partir da Baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba, que atravessava as províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cafeicultura no Brasil beneficiou-se da estrutura escravista do país, sendo incorporada ao sistema plantation, caracterizado basicamente pela monocultura voltada para a exportação, a mão de obra escrava e o cultivo em grandes latifúndios. As técnicas deprodução de café eram simples. Inicialmente se desmatavam terras onde era necessário expandir as áreas agricultáveis para a colocação das mudas da planta. Estas demoravam cerca de cinco anos para começar a produzir. O café foi um produto muito importante para a economia brasileira até a crise de 1929, mas essa importância foi artificialmente sustentada por sucessivos programas de defesa de preço no mercadointernacional.
Apesentador( ): O café foi a base da nossa economia e isso desde dos tempo do Imperio o brasil na epoca produzia tres quinta parte do total de café e por isso surgiu o manopolio.

Convidado (Caroline Campos): E verdade. O monopolio era venda sem concorrencia, eu vou da um exemplo de como o monopilio funcionava, e assim se em guanambi tivesse um unico supermecado quevendesse café, todos de guanambi que quizesse café teria que ir a esse supermercado, e o supermecado ia poder cobrar o preço que quisesse ja que ele era o unico que tinha o produto. Dai entao lica claro que o monopolio so e bom para quem produz.

Apesentador( ): Tem mais perguntas para nossos convidados, Agora vamos falar com a reporter (Jayne Lima) que esta ( ). Boa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • me ajude
  • ajude-me
  • ajude-nos
  • Me ajude :/
  • Ajude-me
  • eu em mim
  • Talvez isso ajude
  • Ajude seus amigos!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!