gestores escolares

Páginas: 13 (3200 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Gestores escolares


A cesso pedagógico da sala de aula e esta é determinada por uma série de cuidados, dentre os quais, como destaca a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
i) a elaboração e execução de sua proposta pedagógica; ii) a administração de seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; iii) o cumprimento dos 200 dias letivos e correspondentes 800 horas-aulaestabelecidos; iv) o cumprimento do plano de trabalho de cada docente; a recuperação dos alunos de menor rendimento; vi) a articulação com as famílias e a comunidade, e a criação de processos de inte-gração da sociedade com a escola; vii) a informação aos pais sobre a freqüência e rendimento dos alunos (LDB, Art. 12).
Os professores
Os professores  são profissionais  que influem diretamente naformação dos alunos, a partir de seu desempenho baseado em conhecimentos, habilidades e atitudes e sobretudo por seus horizontes pessoais, profissionais e culturais. De sua postura diante da vida, dos desafios, da educação e das dificuldades do dia-a-dia depende a qualidade de seu trabalho. Professores bem informados e bem formados são fundamentais para a orientação competente de seus alunos. Sua atuaçãojunto de seus alunos deve ser aberta, com forte liderança e perspectivas positivas orientadas para o sucesso. Professores com elevadas expectativas no sentido de fazer diferença na aprendizagem de todos e cada aluno são aqueles que mais contribuem para a formação desses.
Conforme a LDB define, compete aos professores, dentre outros aspectos: i) participar efetivamente da elaboração da propostapedagógica do estabelecimento de ensino; ii) elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica elaborada; iii) zelar pela aprendizagem dos alunos; iv) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; v) ministrar os dias letivos e horas-aula esta-belecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e aodesenvolvimento nacional; vi) colaborar com as atividades de arti-culação da escola com as famílias e a comunidade (LDB,  Art. 13).
Os alunos
Os alunos são as pessoas para quem a escola existe e para quem deve voltar as suas ações, de modo que todos tenham o máximo sucesso nos estudos que realizam para sua formação pessoal e social. Para tanto, devem ser envolvidos em ambiente e experiências educacionaisestimulantes, motivadoras e de elevada qualidade. Alunos tendo sucesso na escola, pelo desenvolvimento de seu potencial e o gosto e hábito de aprender, são o foco principal da escola. Segundo esse princípio, a pedagogia escolar de qualidade é aquela centrada no aluno, que tem o aluno, sua formação e aprendizagem como ponto de partida e de chegada na determinação de todos os planos de ação eavaliação de sua efetividade.
22 Dimensões da gestão escolar e suas competências
A efetivação dessa concepção se processa na escola, a partir da competência profis-sional dos seus colaboradores, baseada em conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados ao nível de desenvolvimento dos alunos envolvidos, sua psicologia e necessidades educacionais, sejam elas coletivas ou específicas.
Osfuncionários
Os funcionários são os colaboradores diretos da construção do ambiente educacional e na qualidade da efetivação de seus processos educacionais. Sua atuação contribui de forma significativa para o trabalho educativo, tendo em vista a infra-estrutura que oferecem e sua presença nos vários segmentos da escola. De seu entendimento sobre sua responsabilidade educacional depende a qualidade de seutrabalho e repercussão na formação dos alunos. Portanto, o seu envolvimento no processo de gestão escolar se torna fundamental, mediante a participação em processos de decisão e nas reflexões sobre o sentido da educação e o papel da escola.
Escolas eficazes são aquelas que envolvem os funcionários na equipe geral da escola, desde o delineamento do seu projeto político-pedagógico, até a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o gestor escolar
  • o gestor escolar
  • Gestor Escolar
  • gestor escolar
  • O gestor escolar
  • O gestor escolar
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • A atuação do gestor escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!