Gestor Escolar

Páginas: 8 (1789 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANDRE NASCIMENTO ALMEIDA SILVA



AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ESPAÇO ESCOLAR









Goiânia
2013
ANDRE NASCIMENTO ALMEIDA SILVA




AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ESPAÇO ESCOLAR


Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Curriculo Escolar, politicas publicas naeducação básica, fundamentos da gestão educacional e seminário III.
Profs. Cyntia Simioni, Raquel Franco, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Cabral.
Tutor (a) Ana Paula






Goiânia
2013
INTRODUÇÃO

A incorporação das novas tecnologias na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada, e principalmente, para promover a aprendizagem na construção do conhecimento,da comunicação e a formação continuada promovendo a articulação entre as áreas administrativas e pedagógicas da escola.
Percebe-se então, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9394/96, uma verdadeira revolução na gestão da escola na figura do gestor escolar, haja vista que as responsabilidades são inúmeras, como as competências e habilidades exigidas nasáreas administrativas pedagógicas e comunitárias, a partir dos princípios da gestão democrática.
O contato com a tecnologia e diário, pois esta incorporada em vários setores da sociedade moderna.











DESENVOLVIMENTO

Quando se fala em tecnologias, pensa-se em computadores, software e internet, mas o seu conceito e muito mais abrangente, pois a convergência das inovações dainformática, da comunicação e das telecomunicações está presente nos artefatos que variam deste o telefone celular ao computador.
Cada escola tem uma situação concreta que interfere no processo da gestão com tecnologia, se atender uma comunidade de classe alta ou de periferia com os mesmo princípios pedagógicos, terá que adaptar seu projeto de gestão à realidade em que se insere.
Na implantação detecnologias, no ambiente escolar o primeiro passo e garantir o acesso para que cheguem à escola que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados. Porém a demanda por novas tecnologias com conexões mais rápidas e por novos programas, e incessante; o que deixa amedrontando o gestor, por não saber se vale a pena investir, dada a circunstancias da rapidezcom que surgem as atualizações tecnológicas.
É preciso ainda ter domínio pedagógico e gerencial, realizável para facilitar o processo de aprendizagem, permitindo que alunos, professores e até pais possam acessar mais facilmente as informações pertinentes.
Portanto, adentra os espaços educacionais através da formação do educador na ação contextualizada, nas experiências, conhecimento e praticas.Estes, por sua vez tem a oportunidade de inserir em sua pratica, revendo-a e reelaborando-a, colocando essa pratica como foco da própria formação.
Sendo assim, entende-se que o educador tem a tarefa de problematizar os conteúdos que se referem à tecnologia promove para o processo de ensino- aprendizagem, pois ‘’os processos de interação e de comunicação tem o papel fundamental na construção doconhecimento.
A gestão escolar expressa à mudança de paradigmas após os movimentos responsáveis pela abertura politica do país na década de 80, caracterizada pela importância da descentralização e participação consciente e esclarecida das pessoas na sua área de trabalho.
A interpretação da dimensão pedagógica e politica ganhou força com as novas Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Dentre asdiretrizes da LDB Nº 9394/96 que abrem espaço para o fortalecimento de uma gestão democrática, destacam-se:
Art. 12 – Os estabelecimentos de ensino respeitado às normas comuns e as de seu sistema de ensino terão incumbência de:
1 – Elaborar e executar sua proposta pedagógica (...).
Art. 14 Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino publico na educação básica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o gestor escolar
  • o gestor escolar
  • gestor escolar
  • gestores escolares
  • O gestor escolar
  • O gestor escolar
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • A atuação do gestor escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!