Gestor Escolar

Páginas: 6 (1498 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2013
GESTOR ESCOLAR

OLIVEIRA, Kelen Helena de1

Definir a função de gestor escolar é praticamente definir a gestão escolar. Mas o que faz um gestor escolar, qual é a sua contribuição para a vida de uma escola, como ser um bom gestor, será que a formação contribui para a eficácia dessa função. São tantas perguntas, é a busca pelas respostas certas é que ensina ao gestor escolar a formar umaestrutura forte, para assim fazer o que é melhor para a escola, para a comunidade escolar e principalmente para a aprendizagem dos alunos. O que antes era definido como administração atualmente passou a ser definido como gestão, assim ser gestor escolar é muito mais do que somente cuidar da parte administrativa de uma escola.
Portanto quando falamos em gestor escolar, estamos falando emcompetências, tais como: competências administrativas, competências de planejamento, competências de liderança, competências pedagógica e competências de resultado. Fraidenraich (2013) fala sobre essas cinco competências como critérios que ajudam na orientação do gestor escolar.
O gestor escolar precisa saber administrar os recursos financeiros que lhe são disponibilizados, precisa garantir o bomfuncionamento das instalações da escola e em consequência garantir uma melhor aprendizagem, isto é ter competência administrativa. O gestor precisa também de competências de planejamento, que é a capacidade de diagnosticar como está a escola, e diante deste diagnóstico definir o que precisa ser melhorado e o que fazer para alcançar o resultado pretendido (FRAIDENRAICH, 2013).
Ser gestor escolarsignificada saber ser líder, para isso é preciso de competências de liderança, ser capaz de desenvolver um trabalho em equipe, estimulando esta equipe para que todos se sintam responsáveis pelo que acontece na escola, pois cada membro da equipe é uma engrenagem que faz com que a escola funcione bem ou mal. Fraidenraich (2013) afirma que para que isto seja possível o gestor precisa saber se comunicar,precisa saber lidar com as diversidades.
O gestor escolar precisa estar focado na aprendizagem dos alunos, a competência pedagógica, que segundo Fraidenraich (2013) é a capacidade que o gestor escolar tem de buscar maneiras de garantir o sucesso da aprendizagem dos alunos. Assim é necessário que o gestor escolar estabeleça metas e tenha competência de resultados que seriam processos tais comoDefinir junto com todos os segmentos que atuam na escola os padrões de desempeno de qualidade e cuidar para que sejam atingidos. Analisar comparativamente os indicadores dos últimos anos, identificando os avanços e os pontos em que é necessária maior concentração de esforços. Promover e orientar a aplicação sistemática de mecanismos de acompanhamento da aprendizagem de modo a identificar as áreas queexigem atenção. Comparar os indicadores de rendimento da escola com as referências no âmbito nacional (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Prova Brasil), estadual e local e prever avanços. Promover na escola o compromisso de prestação de contas aos pais e à comunidade sobre os resultados de aprendizagem (FRAIDENRAICH, 2013, p. 1).

Rios (2013, p. 1) garante que “ser gestoré muito mais que estar gestor”.
Ocupar o cargo de gestor escolar pode ser algo temporário, mas as decisões que são tomadas pelo gestor neste período não são passageiras, elas podem gerar efeitos que vão durar além da sua gestão. Sendo assim o gestor escolar deve ter consciência de seu compromisso e sua responsabilidade ao assumir a gestão de uma escola. Uma formação em cursos especializadospode ajudar o futuro gestor a compreender melhor qual o seu papel enquanto gestor escolar.
Sato (2013, p. 1) afirma que “um gestor bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos”.
A formação é importante para o futuro gestor, mas nada impede que o gestor em atuação também procure uma formação em gestão escolar. O gestor escolar não pode achar que já sabe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o gestor escolar
  • o gestor escolar
  • Gestor Escolar
  • gestor escolar
  • gestores escolares
  • O gestor escolar
  • O gestor escolar
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!