Gerações Baby Boomer, X, Y e Z

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Curso de Engenharia de Produção













Gestão de Pessoas












Cidade
2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata sobre a origem e o conflito das Gerações Baby Boomers, X, Y e Z. E também contém uma case onde foi trabalhado o conflito das gerações.

2 DESENVOLVIMENTO

Geração BabyBoomer (nascidos entre 1946 e 1964)

A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Estas pessoas caracterizam-se por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
Deste contexto surgiu uma geração de pessoas otimistas,idealistas, criadoras de mudança, motivadas por causas e defensoras da liberdade. São movidos pela lealdade e o que os motiva é construir uma carreira sólida e com muito significado, vendo o seu sucesso reconhecido.
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião emque os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.
Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste decomportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humanos e estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.

Geração X (nascidos entre 1965 e 1976)

A geração X nasceu em meados da década de 60 estendendo-se até o final da década de 70, foi influenciadapor rápidas mudanças tecnológicas, numa época de pressão social e política. Conviveram com a ditadura e assistiram à entrada da democracia. No mundo, viram o fim da guerra fria, a queda do muro de Berlim e o movimento Hippie. Viram a tecnologia entrar nas casas e, com ela, assistiram à chegada do homem à lua e ao assassinato de ícones como John Lennon.
No meio profissional a Geração X écaracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia.
São pessoas extremamente adaptáveis e energéticas, que valorizam tanto a independência e as oportunidades de aprendizagem e crescimento pessoal como as relações familiares e de amizade, considerando o lazer como parte importante davida.
A autonomia face aos mecanismos de controle fez com que, no mercado de trabalho, esta geração tenha criado empreendedores e gestores de sucesso. São trabalhadores independentes, autoconfiantes e com um grande foco no desempenho e no sucesso, que utilizam a tecnologia que consideram necessária para atingir os seus objetivos. São motivados pela segurança financeira e por uma carreira recheadade desafios e em que sejam reconhecidos pelo mérito.

Geração Y (nascidos entre 1977 e 1990)

Nasce então na década de 80 a Geração Y, que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazervárias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais.
Nas relações interpessoais, mais do que serem tolerantes, valorizam a diversidade a todos os níveis e valorizam o trabalho em equipa a uma escala global.
No mercado de trabalho, são uma geração que procura flexibilidade, dotada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerações x, y , z e baby boomer
  • GERAÇÕES BABY BOOMER, X. Y e Z
  • Geraçoes baby boomers x, y, z
  • Baby boomer, x, y, z
  • O PROCESSO EVOLUTIVO ENTRE AS GERAÇÕES X, Y E BABY BOOMERS
  • o processo evolutivo das gerações x,y e baby boomers
  • Geração x y z baby boomers
  • Gera o Baby Boomer X Y e Z

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!