Tratamento de Sementes com fungicida na Cultura de Arroz

Páginas: 8 (1820 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014







TRATAMENTO DE SEMENTES
DE ALGODÃO
COM FUNGICIDAS












SUMÁRIO

Introdução 3
Principais estados produtores 4
Pragas do algodoeiro 5
Patógenos das sementes de algodão 6
Procedimentos para o tratamento de sementes com fungicidas 7
Como tratar 7
Custo do tratamento de sementes com fungicida 8
Vantagens do tratamento químico de sementes de algodão9
Referências 10




















INTRODUÇÃO
Desde o seu descobrimento, a economia brasileira era comandada por Portugal, que mantinha toda a exclusividade com os negócios feitos com a colônia. Com o aumento do capitalismo mercantil o Brasil começa a avançar economicamente, principalmente com as atividades de subsistência e exportação desenvolvidas no período colonial.Durante algum tempo o único interesse da Coroa Portuguesa era o pau-brasil, mas na segunda metade do século XVI, começaram a ficar claros que outros interesses passavam a existir.
A economia colonial tinha um único intuito: Satisfazer a metrópole além de comprar de Portugal tudo o que precisava para que fosse possível acontecer algum tipo de desenvolvimento. A princípio a primeira atividadeeconômica do país foi o pau-brasil, mas a derrubada fora de controle deste tipo de árvore fez com que ele se tornasse raro, fazendo com que novas culturas fossem introduzidas a prática agrícola, como o algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.
A cultura do algodão herbáceo já foi uma das principais culturas do país, porém hoje em dia perdeu essa posição para outras culturas com o milho, a soja, acana e outros.
Além da fibra, que é seu principal produto, o algodoeiro produz diversos subprodutos, que apresentam também grande importância econômica. Dentre estes produtos destacam-se o línter, que são fibras curtas, com menos de 12 mm, geralmente elas medem de 3 a 9 mm, elas ficam na superfície da semente, essas fibras são formadas de celulose quase pura e serve de base ou matéria-prima paradiversos produtos, como o algodão hidrófilo, pólvora.







PRINCIPAIS ESTADOS PRODUTORES
Até o início da década de 90, a produção de algodão no Brasil concentrava-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Após esse período, aumentou significativamente a participação do algodão produzido nas áreas de cerrado, basicamente da região Centro-Oeste. 

Esta região, que em 1990 cultivavaapenas 123.000 ha (8,8% da área de algodão do país) passou para 479.000 ha em 2002, correspondendo a 63,0% do total da área. Os estados do Centro-Oeste, reconhecidamente produtores de algodão herbáceo, são Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
 
Outros estados brasileiros que também estão produzindo algodão no Cerrado são a Bahia e o Maranhão na região Nordeste, cujos sistemas de produçãoapresentam características semelhantes às do Centro-Oeste. Atualmente, a região Centro-Oeste responde por 74,47% do algodão produzido no Brasil.
 
Somando-se a produção do Centro-Oeste com a da Bahia e do Maranhão, o algodão do cerrado representa mais de 80,0% da produção nacional. O deslocamento da produção de algodão para a região dos cerrados, principalmente do Centro-Oeste, foi resultante dascondições favoráveis para o desenvolvimento da cultura e da utilização de variedades adaptadas às condições locais, tolerantes a doenças e com maior potencial produtivo, aliadas às modernas técnicas de cultivo. Soma-se a isso, a expressiva elevação dos preços internos no primeiro semestre de 1997, o estreito suprimento do produto no mercado interno e o estímulo dos governos estaduais, através de programasespeciais de incentivo a essa cultura. Outro fator determinante da evolução da cultura do algodão no Centro-Oeste é a produtividade. 
Os principais estados produtores de algodão são: 1º) Mato Grosso; 2º) Bahia e; 3º Goiás. Em seguida vem os estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.



PRAGAS DO ALGODOEIRO

PULGÕES: são pequenos insetos cuja sua coloração vai de um amarelo-claro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GERMINA O ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO FUNGICIDA DE SEMENTES DE SERINGUEIRA
  • Tratamento de sementes
  • cultura do arroz
  • A cultura do arroz
  • A cultura do arroz
  • EFEITO DO RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE ARROZ COM
  • Bioativador sementes de arroz
  • Cultura do Arroz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!