george

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Plano de Aula - 1º ano - 1º Bimestre – Indivíduo e Sociedade
Processo de socialização: família como fato social

Objetivo da aula é atrelar os conceitos da sociologia empírica de Emilie Durkheim com as reflexões sobre a socialização, instituições sociais e especificamente a família.
Introdução: retomar com os alunos as condições que propiciaram o nascimento da Sociologia.
Do “milagre grego”- e o início da reflexão filosófica - ao Renascimento – antropocentrismo, retomada do método especulativo.
Do Iluminismo às revoluções burguesas: Francesa, Industrial e Independência dos EUA. – das leis naturais da sociedade ao liberalismo.
Século XIX e a primazia da ciência: evolução da técnica, novas invenções. Avanços da física, química e biologia.
Sociologia Positivista: Augusto Comte“física social” – inspiração nas ciências naturais.

Emile Durkheim – (1858 – 1917) Fundador da escola francesa de Sociologia.
Segundo as ideias de Durkheim, a sociedade sempre prevalece ao indivíduo, dispondo de certas regras, normas e costumes, leis que asseguram a sua perpetuação. Essas regras e leis independem do indivíduo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva que dá sentidode integração entre os membros da sociedade.
O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização. Nosso primeiro laços sociais através do processo de SOCIALIZAÇÃO , ou seja, de assimilação de regras, comportamentos, normas, condutas, são feitos através de instituições como a família, a escola, o Estado.
Usando a imaginação sociológica...imagine um recém-nascido que ainda não distingue suas próprias necessidades fisiológicas, a apreensão e assimilação da linguagem, observação do mundo ao redor, imitação e apreensão dos sentidos das ações humanas ao redor. A distinção entre seres humanos e outros animais, dentre outras, é justamente a capacidade vida social, consciência, assimilação e imitação. Não se nasce social, torna-se. Oindivíduo se constrói.
O conceito chave do método sociológico desenvolvido por Durkheim é o fato social.
FATO SOCIAL: “é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter”.
Três características importantes do fatosocial:
Coerção Social: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, independentemente da sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, ou quando se submete a um determinado tipo de formação familiar.
O grau de coerção social está ligado às sanções a que o indivíduo está sujeito quando tenta se rebelar, sejam elas legais ou espontâneas.Exterioridade: os fatos sociais são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis já existem antes do nascimento das pessoas, são a elas impostas por mecanismos de coerção social, como a educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou ao menos, em sua maioria. Por essa generalidade, os fatos sociais manifestam sua naturezacoletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

A família é um fato social. Nascemos em uma família. Ou seja, isso é algo que nos antecede, ter pais, irmãos, ser concebido num determinado lar. A convivência familiar se dá através de mecanismos de coerção social: a obediência a princípios e normas estabelecidas pelos pais ou pelaautoridade familiar. A família é um fato social observado em todas as sociedades, ainda que em diferentes estruturas, é um fato social geral.
É através da família que ocorre o primeiro processo de socialização. O ponto de partida é a família, o espaço privado das relações de intimidade e afeto.
Usando a imaginação sociológica... O processo de socialização da criança está intimamente ligado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • george
  • George
  • George
  • George simmel
  • george hebert
  • George simmel
  • George Nunes
  • George snyders

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!