Geologia

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO - CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL






RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA







ISOLANTES TÉRMICOS




Fernando Noboru Ito
Laís Firmino
Renan Caetano Consceição
Valéria Pasian












CAMPO MOURÃO
2012RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA







CESAR FERRI
FAGNER ZOTTI
PEDRO CINTRA
MAICON BEYER









Relatório apresentado para a disciplina de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor e Massa para obtenção de nota parcial do Curso Superior de Engenharia Civil, da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, sob orientação da Prof. Paula Cristina de Souza.






CAMPO MOURÃO
2012
SUMÁRIO





























1- INTRODUÇÃO

Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira àpassagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
O melhor isolante térmico é o vácuo, mas devido à grande dificuldade para obter-se e manter condições de vácuo, é empregado em poucas ocasiões, limitadas em escala. Na prática se utiliza ar, que graças a sua baixa condutividade térmica e um baixo coeficiente de absorção da radiação, constitui umelemento muito resistente à passagem de calor. Entretanto, o fenômeno de convecção que se origina nas câmaras de ar aumenta sensivelmente sua capacidade de transferência térmica. Além disso, o ar deve estar seco, sem umidade, o que é difícil de conseguir nas câmaras de ar.
Por estas razões são utilizados como isolamento térmico materiais porosos ou fibrosos, capazes de imobilizar o ar seco econfiná-lo no interior de células mais ou menos estanques. Ainda que na maioria dos casos o gás enclausurado seja ar comum, em isolantes de células fechadas (formados por bolhas não comunicantes entre si, como no caso do poliuretano projetado), o gás utilizado como agente espumante é o que fica finalmente enclausurado. Também é possível utilizar outras combinações de gases distintas, mas seuemprego é pouco extenso.
Há vários tipos de materiais sólidos que podem ser bons isolantes, isso depende da utilidade dada, a temperatura de trabalho, ao local de instalação entre outros. Podem-se utilizar como isolantes térmicos: lã de rocha, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, manta de fibra cerâmica, perlita expandida, vidro celular, poliestireno expandido, poliestirenoextrudado, espuma de poliuretano, aglomerados de cortiça, etc.




2- OBJETIVO
O experimento tem como objetivo avaliar o isolamento térmico na caixa montada com diferentes tipos e espessuras de materiais, após ser submetida à propagação de calor por uma lâmpada, para a verificação da variação da temperatura interna da caixa.

































3-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1- DEFINÇÃO
O isolamento térmico consiste em proteger as superfícies aquecidas, como a parede de um forno, ou resfriadas, como a parede de um refrigerador, através da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica (k).
OBJETIVO Minimizar os fluxos de calor por problemas técnicos (segurança, evitar condensação) e por problemas econômicos (economizar energia), ou a buscade estado de conforto.
FUNDAMENTO Normalmente aprisionam ar ( k = 0,02 kcal/h.m.oC, quando parado) em pequenas cavidades de um material sólido de modo a evitar sua movimentação (diminui a convecção). Portanto,pode-se concluir que materiais porosos(com poros pequenos) e paredes finas de materiais de baixo valor de k, ilustrados na figura abaixo, resultam em bons isolantes térmicos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEOLOGIA
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!