Geologia
A Geologia (“geo” = terra, “logia” = estudo; geologia = estudo da Terra) é uma ciência multidisciplinar, mas que é considerada academicamente como uma ciência da área de exatas. Ela tem um campo muito vasto, necessitando de muito conhecimento em química, física, matemática e até em zoobotânica.
A Geologia estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da estrutura da Terra e os fenômenos formadores da mesma, que agem não somente sobre a superfície, como também em todo o interior do nosso planeta. Também procura determinar cronologicamente a evolução geral, as modificações estruturais, geofísicas e biológicas ocorridas na história da Terra, ou seja, procura entender as alterações sofridas por nosso planeta ao longo do tempo.
Por ser um curso tão multidisciplinar, inicialmente a Geologia e a Biologia eram ministradas juntas, num curso conhecido como “Ciências da Terra”. Com o tempo foram vendo que esses dois cursos tinham focos e habilitações diferentes e que precisavam ser ministrados separadamente.
Existem indícios que comprovam o uso do termo Geologia pela primeira vez no ano de 1493, pelo Bispo Richard de Bury, para distinguir os teólogos dos juristas que se preocupavam com as coisas terrenas.
Divisões da Geologia
– Geologia Física: Materiais constituintes da Terra; estrutura e feições superficiais; processos envolvidos na estrutura e aparência;
– Geologia Histórica: História da Terra (idade e a vida no passado geológico).
A Função do Geólogo
O geólogo estuda a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele analisa fósseis, minerais e a topografia dos terrenos. Ele classifica rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo. Também localiza e explora jazidas minerais, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural.
O geólogo procura evitar os danos que a