Galáxia Internet Resenha

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Para Castells (2001), ao considerarmos que as tecnologias da informação se equiparam históricamente com a eletricidade no período industrial, hoje, a internet pode ser comparada com a rede elétrica e o moto elétrico, por sua capacidade de disseminar o potencial da informação por todas as áreas em que o ser humano atua.
Ele afirma que: “A Internet é um meio de comunicação que permite, pelaprimeira vez, a comunicação de muitos com muitos em tempo escolhido e em escala global”. ( CASTELLS, 2001, p. 16). Do mesmo modo que, a difusão da imprensa de Guemberg, no mundo ocidental, no que McLuhan chamou de “ Galáxia Gutemberg” estaríamos hoje na “ Galáxia Internet”.
Para o autor, a internet não é uma utopia nem tão uma distopia, mas uma meio de expressão, por meio de um código de própriode comunicação ao qual temos que entender sem intentar mudar nossa realidade. Assim, no livro Galáxia Internet, Castells(2005) aborda como a internet transformou o modo de comunicação humana, mudando consideravelmente a vida dos atores sociais, já que a elasticidade da internet propicia a intensificação das tendências contraditórias da nossa sociedade.
Primeiramente Castells (2005) discorre arespeito do contexto histórico do surgimento da internet, já que ele acredita que a produção de uma dada tecnologia, dentro de um momento histórico específico, direciona o seu conteúdo e seus usos e desenvolvimentos futuros.
Então, o autor reflete sobre o surgimento da ARPANET, do UNIX e de muitos outros fatos históricos durante as décadas de 60 e 70 que, com a participação das forças armadasamericanas, dos Hackers e de grandes empresa, culminaram no surgimento da Internet 70 e com a disseminação da Word wide web a partir de 1995.
Depois de discorrer sobre os fatos históricos, Castells (2005) chega a conclusão que a Internet surgiu da união da grande ciência, feita nas Universidades e Centros de Estudos; da pesquisa militar, executada na ARPA, agência vinculada ao Ministério daDefesa Americano; e da cultura libertária exercida pelos chamados Hackers, estudantes oriundos dos campi universitários nos anos 60 e informáticos sedentos por inovações.
Assim, a Internet pode se desenvolver num ambiente seguro, gerado por recursos públicos e pesquisa orientada para uma missão de interesse nacional americano, mas que não sufocava o livre pensamento e a inovação. Destadiversidade de contribuições, nasceu a Internet, com a característica principal de ser transparente, aberta, na sua arquitetura técnica e em sua organização social e institucional.
Posteriormente, o autor analisa a Cultura da Internet, já que ele acredita que os sistemas tecnológicos são gerados socialmente e a produção social é definida pela cultura, portanto, a cultura dos produtores da internet moldoueste meio. Assim, a cultura da internet é a dos que a criaram, sendo a cultura o agrupamento de valores e crenças que compõem o comportamento. Ele vê como produtores/utilizadores aqueles que usando a internet realimentam o sistema tecnológico, e, como consumidores/ utilizadores os receptores de aplicação e sistemas que não interagem com o desenvolvimento da internet.
Para Castells (2005) aCultura da Internet é estruturada em quatro camadas:
A camada das chamadas tecnoelites, este estrato se firma na tradição acadêmica no exercício da ciência, na meritocracia acadêmica que gera um bem comum á comunidade de investigadores. Esta cultura crê no bem que está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento tecnológico e científico como algo crucial para o progresso humano.
A camada da chamadaCultura Hackers. Os Hackers são uma ponte entre os conhecimentos de inovação acadêmica, institucionalmente e os projetos empresariais que divulgam a internet para toda a sociedade. Diz Castells( 2001, p. 61) “(...) a cultura hacker , na minha opinião, inclui o conjunto de valores e crenças que surgiram das redes de programadores informáticos interafindo online em torno da sua colaboração nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A galáxia da internet
  • A galaxia da internet
  • Galáxia da internet
  • Resenha do texto: A galáxia internet; reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade
  • A Galáxia da Internet
  • RESUMO GALÁXIA DA INTERNET
  • Resumo A galáxia da internet
  • Resumo A Galaxia Da Internet De Manuel Castell

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!