Gabarito AD1 Engenharia de Software 2015 2

589 palavras 3 páginas
Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância

Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação
Disciplina: Engenharia de Software
AD1 2° semestre de 2015.
1. Porque é errado afirmarmos que “até que um programa esteja rodando não há como medir sua qualidade”. (valor 2,5 pontos).
Porque é possível realizar revisões sobre documentos anteriores ao código-fonte, como o projeto do sistema ou seus requisitos. Com isto, a qualidade do sistema pode ser avaliada muito antes da etapa de testes.
2. Porque criamos modelos na Engenharia de Software? Cite pelo menos um exemplo de modelo utilizado no desenvolvimento de software. (valor 2.5 pontos)
Modelos são uma ferramenta utilizada por seres humanos para o entendimento de problemas complexos, para a difusão do conhecimento e para testar hipóteses antes de realizá-las. Geralmente, modelos são uma simplificação da realidade, descartando aspectos irrelevantes para focar a atenção dos seus usuários em outros aspectos mais relevantes para o problema em questão.
Muitos sistemas de software são complexos e seu desenvolvimento não deve começar sem planejamento ou sem que o sistema seja examinado em decomposto em componentes que serão, posteriormente, refinados e detalhados até o nível de código.
Sendo assim, usamos modelos para entender os sistemas, garantir a comunicação consistente entre os participantes da equipe e examinar alternativas de planejamento e execução, antes que uma decisão seja tomada a este respeito.
Entre os diferentes modelos que utilizamos em software, temos os modelos de requisitos, a arquitetura do sistema, modelos de projeto, planos de projeto, planos de teste e o próprio código-fonte dos sistemas.
3. Explique porque dizemos que sistemas de software são reativos, baseados em eventos e respostas. Explique o que são eventos e respostas neste contexto e que tipos de eventos são tratados por um sistema de software. (valor 2.5 pontos)
Sistemas de software são construções interativas, que recebem

Relacionados