Gêneros Textuais

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 A carta é um gênero textual que visa à comunicação escrita e pode ser de diversos tipos: carta pessoal ou familiar, de agradecimento, de reclamação, de amor, etc. Em todo os casos, o que se pretende é estabelecer um diálogo entre o remetente e o destinatário.
Em geral, a carta pessoal é enviada pelo correio. Por isso é colocada em um envelope que deve ser preenchido de forma adequada. Naparte da frente escrevem-se o nome e o endereço completos do destinatário, ou seja, da pessoa a quem a carta se destina. No verso do envelope, colocam-se o nome e o endereço completos do remetente, a pessoa que envia a carta.

A Carta é escrita de si para o outro.
Ex:







O e-mail é um gênero textual usado para troca mensagens pela internet, comunicando a alguém um assunto pessoal ouprofissional.
Um grande número e pessoas hoje utiliza e-mail para se comunicar a distância com maior rapidez e eficiência. Muitas vezes ele é usado em substituição ao telefone, à carta, ao telegrama. Suas mensagens podem ser enviadas e recebidas a qualquer instante, conforme a conveniência do remetente e do destinatário.
O e-mail tem a estrutura-padrão da carta: vocativo, texto, despedida eassinatura. Raramente se insere a data porque o próprio programa de e-mails já informa em que dia e hora a mensagem foi enviada. A linguagem varia de acordo com a situação estabelecida entre interlocutores, e os parágrafos costumam ser curtos para maior clareza na leitura do texto.
A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail e significa “correio eletrônico”. A estrutura de um endereçoeletrônico brasileiro é a seguinte: nome@provedor.com.br. O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à internet, gratuitamente ou mediante o pagamento de uma taxa; com tem o sentido de comercial e br, de Brasil.
O E-mail é escrito de si para o outro.
Ex:Diário é um texto em que registramos fatos de nosso cotidiano, nossas ideias, emoções, desejos, desabafos e ainda nossos segredos.
Em geral, o diário apresenta vocativo (por exemplo, Querido Diário) depois da data e, no final, há a assinatura. Contudo, como a estrutura do diário é livre, muitas vezes não ocorre esses itens. Normalmente o texto é feito para o próprio autor, que costuma expor seussegredos, como num desabafo. Mas o diário pode ser produzido para alguém, e o conteúdo nem sempre é real; o diário de Bridget Jones, por exemplo, é fictício.
O Diário é escrito de si pra si.
Ex:



O blog é uma página da Web atualizada com frequência que contém pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. Assemelham-se a uma página a uma página de notícias ou a um jornal, quesegue uma linha de tempo com um fato após o outro.
O conteúdo e o tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos, que vão desde diários até piadas, fotografias, notícias, links, ideias, tendências políticas e sociais – enfim, tudo o que se quiser produzir.
Muitos Blogs são pessoais e exprimem sentimentos ou ideias do autor ou ainda resultam da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnempara atualizar um mesmo blog. Alguns blogs visam diversão, outros são utilizados para o trabalho e há os que juntam diversão e trabalho. Fazer um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web, ou seja, você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog têm acesso ao seu texto.
Muitas vezes o blog se parece com o diário de papel, a não ser pelo fato de que, paraproduzi-lo , são necessários um computador e acesso à internet. Os dois também se diferenciam porque o blog pode ser publicado on-line, e qualquer pessoa pode conhecer o seu texto, ao contrário do diário, que, em geral, contém ideias bem pessoais e até segredos. Por essa razão o weblog ou blog, como hoje é conhecido, encontrou muitos adeptos que se interessam em saber com detalhes o cotidiano das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais
  • Gêneros textuais
  • Generos textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!