FUNDAMENTOS PSICOLOGICOS DA EDUCACAO

Páginas: 15 (3590 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IZABELY AMORIM, RU 1057683 – 2014/03LITIAN KAROL DOS S. SILVA, RU 1030583 – 2014/03GEORGE AUGUSTO VIANA FERREIRA, RU 1059706 – 2014/03PORTFÓLIO
MACEIÓ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IZABELY AMORIM, RU 1057683 – 2014/03LITIAN KAROL DOS S. SILVA, RU 1030583 – 2014/03GEORGE AUGUSTO VIANA FERREIRA, RU 1059706 – 2014/03PORTFÓLIOTrabalho apresentado como requisito para a avaliação das disciplinas Fundamentos Psicológicos da Educação e Fundamentos Sócio-antropológicos da Educação, sob a orientação dos professores Simone Rossi e Daniel Soczek do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Presencial: Lucineide Oliveira
Centro Associado: Maceió-AL.
MACEIÓ
2014
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOSPSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.
1.INTRODUÇÃO
Apresentaremos no decorrer deste trabalho, desde os primórdios da filosofia na época de Sócrates, Platão e Aristóteles, pilares da filosóficos na antiga Grécia onde nasceu a filosofia, passando pela Idade Média de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, Idade Moderna de Descartes e bacon, e Idade Contemporânea dos teóricos Piaget, Vigotski, Wallon, Ausubel e Rogers esuas vastas e importantes contribuições na psicologia, da pedagogia e no desenvolvimento humano.
No princípio a filosofia tratava de todos os ramos do conhecimento e produção científica e com o passar do tempo e o surgimento de novas escolas, pensamentos e mudanças socioculturais o conhecimento científico foi se separando por áreas específicas como matemática, sociologia, psicologia eantropologia por exemplo. A partir das idéias centrais apresentadas sobre a filosofia, passa-se a estudar as áreas de conhecimento dessa ciência que compõem a pedagogia e a psicologia.
Com o surgimento da escola formal na Grécia antiga e para o clero e a corte no vasto período que abrangeu a Idade Média e sua ênfase religiosa na filosofia e educação, e posteriormente com o surgimento da burguesia e com oestado se interessando em educar os proletários para seu benefício em produzir mais e melhor, deu-se a evolução para o surgimento de um novo tipo de pensamento: O desenvolvimento humano pela aprendizagem e educação.
A partir deste momento passamos a ter correntes filosóficas do século XX como o existencialismo, o estruturalismo, a Fenomenologia, a psicologia humanista, etc. e movimentos surgidospelos avanços na área como a psicologia educacional e a psicologia social. Os autores do século XX e XXI foram influenciados por várias correntes filosóficas anteriores. Da antiguidade a era contemporânea. Isto explica a diversidade de correntes filosóficas.
Veremos a seguir algumas correntes filosóficas e pensadores que influenciaram e contribuíram e maneira decisiva para o processo educativo quecaracteriza o ensino na atualidade.
2. AS PRINCIPAIS TEORIAS E SEUS AUTORES.
Começaremos por Jean Piaget (1896-1980) que elaborou uma teoria com ênfase a ação do sujeito sobre o mundo, destacando a importância das integração entre o indivíduo e o meio sociocultural em que ele está inserido, para que, com base nas integrações contínuas seja construído o conhecimento e desenvolvida ainteligência, através de sucessivas assimilações, acomodações e equilibrações.
De acordo com essa teoria, o desenvolvimento da inteligência e do raciocínio lógico organiza-se em quatro estruturas de pensamento. São elas: o estágio sensório-motor, o pré-operatório, o operacional concreto e o operacional formal. Cada estágio corresponde a um período aproximado da idade do indivíduo.
Para Piaget a educação temum papel determinante para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento das estruturas mentais, pelas possibilidades abertas e a proposta de desafios capazes de estimular a interação da pessoa com o mundo.
Para Vigotski (1896-1934) que se propôs a construir uma “nova psicologia”, capaz e unificar as perspectivas das correntes psicológicas que separam o sujeito do objeto, devia-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos psicológicos da educação i
  • Fundamentos Psicológicos da Educação 1
  • Fundamentos psicológicos da Educação
  • Fundamentos psicologicos da educação
  • Fundamentos psicologicos Da Educação
  • Fundamentos psicológicos da educação
  • FUNDAMENTOS PSICOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
  • A contribuição da disciplina fundamentos psicológicos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!