Fundamentos antropologicos

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014
A EXISTENCIA

Inexprimível – inexplicável
A existência nos leva a compreender com clareza que o ser-humano não é um dado feito, mas um encargo, uma tarefa de ser! um risco de ganhar-se ou deperder-se.
A existência nos leva a compreender que o humano é ser-em-situação, vinculado ao mundo e aos outros. Para realizar o próprio ser, o humano se lança no mundo, submetendo-se às condições domundo. Precisa aninhar-se na situação mundana como os peixes se aninham nas águas e os animais selvagens nos mistérios da floresta. Precisa morar bem no mundo como as árvores na terra. Um morar enraizado.“O termo ‘ex-sistir’ torna-se assim sinônimo de ser-no-mundo, não constituindo, no fundo, senão outro nome para exprimir o que Husserl entende pela intencionalidade da consciência ao defini-lacomo WeltfahrendesLeben (vida que experimenta o mundo)” (Dondeyne, A. Foi Chrétienne et Pensée Contemporaine, Louvain-Paris 1954, p. 18).
ANGUSTIA –
Quem nos apavora é o sentimento de angústia. Ela noscomprime e nos asfixia, corpo e alma.
A angústia banha nosso ser e nos faz sentir no mais íntimo que não somos um dado firme e estáve. Somos incerteza e risco! Perigo e desamparo!
Se não devêssemosnos proteger; se fôssemos rocha firme e estável; se não precisássemos de socorro.., não nos abriríamos para as tarefas do mundo. Mas, por causa da angústia, todos precisamos de socorro, todos nosatiramos para o projeto de existência-no-mundo. Aqui nos refugiamos. Para cá fugimos. O mundo é uma fuga (busca de liberdade).
Não é necessário que haja um perigo iminente para despertar em nós aangústia. Esta emerge na mais tranqüila situação-mundana. Por isso, embora nos lance constantemente para a existência-no-mundo, a angústia é força de libertação de nossa fuga e queda no mundo. Ela nos impõea necessidade de voltar: “Retorna a ti... desperta” (Marco Aurélio) para a única possibilidade autêntica... para a estranha substância de ser para a morte. Esta possibilidade se enraíza no íntimo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos antropologico
  • Fundamentos Antropologicos
  • Fundamentos antropológicos do conhecimento
  • FUNDAMENTOS ANTROPÓLOGICOS E ONTOLÓGICOS DO CONHECIMENTO
  • Fundamentos antropológicos do conhecimento
  • Fundamentos Sócio Antropológicos
  • Fundamentos antropológicos da educação
  • FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!