Fundamentação teórica do teste G-36

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Fundamentação Teórica G-36
No início da criação dos testes de inteligência, houve muitas concordâncias e discordâncias, polemica que ainda está presente na atualidade. Apesar disso, mesmo nãohavendo uma unanimidade na definição do conceito de inteligência, os psicólogos utilizam dos testes em sua prática profissional. Thorndike foi um dos profissionais que mais trabalhou nesta área, sendo suacontribuição a sugestão de dividir a inteligência em: 1-abstrata ou verbal; 2-prática e 3- social. Charles Spearman contribuiu demonstrando matematicamente que as habilidades intelectuais sãoexpressões de dóis fatores: o fator geral (fator G) e o fator específico (fator E), particular de cada habilidade. Posteriormente outras investigações indicaram a existência de outros fatores , sendo eles:fatores V, M, N e H. Spearman ainda afirmou que não é possível medir o fator G diretamente, para isso seria necessário medi-lo por meio de seus instrumentos (fatores E).
Com as duas grandes GuerrasMundiais tornou-se mais importante aproveitar as características de cada pessoa. Deve-se considerar que a inteligência e a hereditariedade não significa uma imutabilidade, pois o ambiente pode mudar ascaracterísticas hereditárias da inteligência. Anastasi (1977) enfatiza que as normas dos testes são restritas a população do qual do qual fora extraída , portanto, não são universais. E ainda lembraque mesmo quando há normas globais, é necessário ter normas separadas em subgrupos. Estes subgrupos podem ser formados com relação à idade, sexo, escolaridade, etc.
As variáveis citadas produzemefeito no desenvolvimento intelectual, que são refletidos nos testes de inteligência. A escolaridade é a variável mais significativa que atua sobre a inteligência porque desenvolve as capacidades mentaisda criança, visto que crianças com resultados mais altos nos testes tendem a continuar na escola pelo fato do sucesso que obtem, ou seja, a escolarização é uma variável dependente e independente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste g-36
  • Teste G 36
  • Fundamentação Teórica do Teste de Atenção Concentrada
  • Fundamentação teórica
  • Fundamentação teorica
  • fundamentação teorica
  • Fundamentação Teorica
  • fundamentação teórica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!