Fruticultura

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 12 de janeiro de 2015



TRABALHO DE FRUTICULTURA


IFMA - Campus Maracanã.
São Luís, 24 setembro de 2014.
Patrícia Martins Costa

ATEMÓIA

Trabalho realizado para a obtenção da nota bimestral na disciplina Fruticultura, ministrada pelo professor Eliomar.


SUMÁRIO
Introdução
Características
Versatilidade
Benefícios
Adubação
Propriedades Medicinais
Conclusão
Bibliografia




INTRODUÇÃOA atemoia ganha cada vez mais espaço no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e, apesar do nome exótico, a fruta possui diversas características físicas, nutritivas e produtivas da sua família botânica.

Proveniente do cruzamento entre a cherimoia e a pinha (fruta do conde ou ata), a atemoia consegue adaptar-se a algumas regiões brasileiras, como a Região Sudestee parte da Região Nordeste, já que possuem um clima favorável ao seu cultivo. No Estado do Espírito Santo, em 2012, o município de Itarana foi o maior fornecedor com 1.324 quilos do produto


ATEMÓIA
Características da planta

Em comparação com a fruta do conde, a atemoia possui um sabor doce, com poucas sementes e é maior em seu tamanho. De acordo com a nutricionista Joseline Souza, nacomposição, o destaque está na presença de potássio, nutriente importante no equilíbrio do organismo e no funcionamento neuromuscular. As fibras melhoram o funcionamento intestinal e contribuem com o controle do colesterol e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e melhora a absorção de ferro no organismo.

A fruta possui uma grande quantidade de carboidrato, que é a fonteprimária de energia do corpo, ideal para os praticantes de atividades físicas. Porém, quem está controlando as medidas extras e, também os diabéticos, devem tomar um cuidado especial e não exagerar na dose.

A atemoia pode ser consumida in natura ou em forma de suco. Uma dica de consumo é a preparação de um suco rápido e prático. Para isso, são necessários uma atemoia madura grande, 500 ml deágua, e folhas de hortelã a gosto. Lave bem a fruta, depois bata a polpa e a água no liquidificador até ficar homogênea. Coe a mistura, coloque em um copo, adicione a hortelã como desejar e beba em seguida.


Versatilidade
As mudas enxertadas também aceleram a frutificação e registram produção comercial a partir do terceiro ano, época que o volume atinge de 80 a 150 frutos por planta. A produçãoplena se dá no quinto ano em diante. Maio, junho e julho são os meses de colheita da atemóia em regiões de clima ameno, período que precede um bimestre de dormência da planta para, em seguida, ser realizada a poda.

Entre os tratos culturais adequados para o desenvolvimento da atemóia, devem ser realizadas as podas de formação, frutificação e raleio de frutos - alguns frutos são retirados paradiminuir o excesso na planta. O desbaste de ramos deve deixar a copa aberta, para facilitar o trabalho do manejo à colheita. O produtor não pode também se descuidar com o controle do mato e, sempre, deve ficar atento à incidência de pragas e doenças, como a broca do coleto e a antracnose, respectivamente.

A atemóia tem um sabor leve e agridoce. A polpa branca, com sementes pretas, é suculenta ede alto valor nutritivo. O comum é o consumo in natura, mas da fruta podem ser feitos sucos, pudins, sorvetes e outras receitas culinárias.
Benefícios
1. Fonte de várias vitaminas
Ela é considerada uma das melhores frutas do mundo. Isso não é à toa. A atemoia possui altos teores de vitaminas: C, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, entre outras.
2. Boa para atletas
Por possui muitocarboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser feito em abundância, já que ela também é bastante calórica. Um exemplar com 250g tem cerca de 240 calorias.
3. Regulagem do intestino
Este fruto também é rico em fibras, que ajudam a manter o funcionamento correto do intestino. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!