Fruticultura

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Trabalho de fruticultura nóz pecã

#Situação da espécie no Brasil e no RS, município (IBGE).
Dados fornecidos pela E.E.A. Delta del Paraná pelo engenheiro téc. Ernesto Madero de produção mundial de nóz pecã informam os seguintes países produtores em sua respectiva ordem de toneladas/ ano:
E.U. --------------------------- 130.000 tn
México ----------------------- 100.000 tn
Austrália--------------------- 3.300 tn
Sud. África ------------------ 1.500 tn
Perú -------------------------- 900 tn
Argentina ------------------- 600 tn
Brasil ------------------------ 500 tn
Israel ------------------------ 200 tn
Uruguai --------------------- 200 tn
O país que exporta nóz pecã com grande expressividade é a China segundo Dr. Bill Goff. O mercado chinês compra 40 vezes mais o total deprodução do Brasil.
O Rio grande do sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais são as regiões do Brasil que cultivam a nóz pecã e o RS possui a maior área plantada ocupando 60% da produção.
Área plantada no Brasil (ha) - 2009
RS - 1413 ha
SP - 697 ha
PR - 243 ha
SC - 5 ha
MG - 1ha
Fonte: IGE/PAM
O Principal município produtor de Nogueira-pecã no Rio Grande do Sul éCachoeira do sul onde dados do IBGE / PAM apontam que o município foi responsável por 600 Há de áreas colhidas com 78 toneladas de produção atingindo a média de 130 Kg/ Há.

Espécie, variedades, # Classificação botânica

A nogueira pecã (Carya illinoensis) é uma árvore pertencente a família jungladaceae, então apresenta frutos oleaginosos e nutritivos e folhas grandes verde escuras. Tem longevidadede 200 anos, sendo uma planta senescente que aborata as folhas no inverno.
É uma planta de grande porte superando 40 m de altura e 20 m de diâmetro de copa.
Possui flor monóica, ou seja, separadas, porém na mesma planta. As respectivas localizações na árvore são: flores femininas ápice dos ramos (brotação atual) e flores masculinas ramos do ano anterior.
As flores femininas e masculinas de umamesma árvore não tem maturação simultânea dai a necessidade de se plantar fileiras de espécies diferentes.
. Assim, geralmente, duas ou mais árvores de diferentes espécies e em período de floração coincidente precisam estar presentes em um pomar para haver a polinização. A polinização é do tipo anemocórica realizada pelo vento pois as flores não tem cheiro e cor não sendo atrativa para animaispolinizadores.
Os cultivares comerciais existentes no Brasil são oriundos dos Estados Unidos e os mais importantes são Mahan, Frotscher, Schley, Success e Moneymaker. Também há cultivares oriundos da África e do México.
O fruto, ou nóz possui uma forma que vai da ovalóide à oblonga, casca dura e lisa, tamanho de 2,5 a 7 cm de comp. por 1,5 a 3 cm de largura, coloração pardo-acinzentada,apresentando manchas negras. Parte aproveitável entre 40 e 60% do fruto.


condições edafoclimatológicas. clima, solo, textura,ph

A nóz pecã é uma planta de clima temperado e exigente quanto a luminosidade. A nogueira pecã, como todas as caducifólias, entra em dormência, e tem uma exigência de frio que é satisfeita com as condições do inverno do Rio Grande do Sul.
A maioria das variedadeprecisa em média de 100 a + de 500 horas abaixo de 7,2°C.
Desenvolvem-se bem em climas desde o úmido até o árido. Entretanto em climas úmidos há maior incidência de doenças fúngicas.
Deverão ser evitadas zonas onde ocorram, com muita freqüência, as geadas tardias, no período que estão em brotação. As regiões de meia encosta são as mais indicadas.
Adapta-se a diferentes tipos de solo desde que emcondições de boa drenagem, profundos de boa fertilidade natural e pouca acidez (6 a 6,5). Deve se evitar solos pedregosos, encharcados ou excessivamente secos.
Em relação à exposição solar, deve-se colocar o comprimento dos canteiros voltado para a face norte, acompanhando-os ao longo de sua extensão para melhor aproveitamento da luminosidade.
 Evitar locais sujeitos a ventos fortes poisos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!