Forte De Nossa Senhora Das

Páginas: 3 (701 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
Forte de Nossa Senhora das

O Forte de Nossa Senhora das Neves localizava-se em posição dominante, à margem direita, a cerca de dezoitoquilômetros acima da foz do rio Paraíba do Norte, atual cidadede João Pessoa, no estado da Paraíba, no Brasil.
À época da Dinastia Filipina em Portugal, na colônia brasileira, após a retirada das gentes do Forte de São Felipe (Forte Velho) para a ilha deItamaracá, em junho de 1585, mesmo incendiada e desarmada, a posição abandonada foi ocupada por corsários franceses e seus aliados indígenas.
Enquanto isso, o Ouvidor-mor da Capitania de Pernambuco, MartimLeitão, organizou uma segunda expedição para a conquista da Paraíba, em outubro de 1585. Com o auxílio de João Tavares, negociou a paz com os Tupiniquins sob o comando do cacique Pirajibe ("braço depeixe") e, juntos, derrotam os Potiguar. Foram assim, nova e definitivamente, lançandos os alicerces da cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, em 4 de novembro de 1585.
Oforte[editar | editar código-fonte]
Para defendê-la, utilizando-se da mão-de-obra de colonos, soldados e indígenas, iniciou a construção de um forte em alvenaria de pedra e cal pelo "mestre d'obras d'ElRey" Manoel Fernandes, de acordo com planta de autoria do Engenheiro alemão Cristóvão Linz. Na forma de um polígono quadrangular regular de 15 braças (33metros) de lado, com dois baluartes, foiguarnecido por cinqüenta soldados espanhóis e artilhado com oito peças. SOUZA (1885) remonta este forte a novembro de1585, computando-o como estrutura antecessora do Forte de Santa Catarina do Cabedelo (op.cit., p. 78), para quem perdeu importância estratégica.
Também conhecido como Forte do Varadouro, o seu primeiro comandante foi o Capitão espanhol Francisco Morales, em fevereiro de 1586 (SOUZA,1885:78; BARRETTO, 1958:113-114), que, como Francisco de Castrejón, seu conterrâneo, também se desentendeu com os administradores portugueses, desertando para a Espanha.
Confundido com as ruínas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forte Nossa Senhora da Conceição
  • senhora
  • Senhora
  • Senhora
  • senhora
  • Senhora
  • Senhora
  • senhora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!