Biolgia

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015
Príons  são moléculas proteicas que possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículasse distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.
Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua formanormal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do gene prinp provoca aformação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamentopriônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por mecanismos ainda desconhecidos).
Os príons possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas, calor,algumas substâncias químicas e até à radiação ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos. Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz deneutralizar essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.
Por ser oriundo de uma proteína do sistema nervoso, os príons afetam exatamente os neurônios. A infecção por taismoléculas pode ocorrer por herança genética, consumo da carne de animais infectados, aplicação de hormônios, utilização de instrumentos cirúrgicos contaminados ou por uma mutação casual. E seja qual for omecanismo de infecção, não há procedimento de rotina que possa identifica-los.
As doenças provocadas por príons não têm cura e são frequentemente classificadas como encefalopatias espongiformes, devidoao aspecto esponjoso que o cérebro adquire com a infecção. A mais conhecida dessas doenças é a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como mal da vaca louca. Essa doença é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biolgia
  • ~Biolgia
  • trabalho de biolgia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!