HIST RIA DE FORTALEZA

649 palavras 3 páginas
HISTÓRIA DE FORTALEZA
Antes da viajem de Pedro Alves Cabral em 1500, os europeus tiverem no litoral de fortaleza 2 vezes comandados pelos espanhóis Vicente yánez Pinzón e Diego de lepe. Pinzón foi para o cabo onde possivelmente possa ser o mucuripe e Lepe foi para o Ria Céara.
Em 1597 os índios potuguara migraram para a região do Rio Ceará. E em 1603 os portugueses comandados por Pero Coelho de Sousa chegaram ao litoral e fundaram o forte São Sebastião e deu o nome de Nova Lisboa, mas devia a diversos fatores da época como: ataque dos índios, falta de recursos e a seca da região, o forte foi abandonado. Vizinho ao forte da época estava à ermida nossa senhora de assunção, pequena igreja que demostrava a força do catolicismo no novo continente.

Imagem 1: Forte São Sebastião

Imagem 2: Forte São Sebastião

Com o abandono do forte os holandeses tomaram conta e os índios tabajaras expulsaram os holandeses e tomaram conta do forte. E em 1613 com o objetivo de expulsar os invasores Martins Soares Moreno recuperou o forte de São Tiago e deu um novo nome Forte São Sebastião. Em 1637 os holandeses junto com os índios tomaram o forte e em 1644, o forte foi destruído e os holandeses mortos. Novamente em 1649 chegou ao Ceará uma expedição holandesa, comandada por Matias Beck e construiu o Forte de Schoonenborch.

Imagem 3: Forte Schoonenborch Imagem 4: Forte Schoonenborch
Em 1654 o comandante Português Álvaro de Azevedo Barreto, expulsa definitivamente os Holandeses e muda o nome do forte para Nossa Senhora da Assunção. A criação do município de fortaleza se deu em 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila. Em 1799 fortaleza foi escolhida capital, sedo a segunda já que a primeira foi Aquiraz. Em 1822 veio à independência do Brasil e em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila de Fortaleza a Cidade de Fortaleza de Nova Bragança.

Imagem5: Fortaleza em 1726

Relacionados

  • Batalha Espiritual
    139947 palavras | 560 páginas