Fordismo

Páginas: 3 (703 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013


Admirável Mundo Novo
O fordismo é baseado nos ideais de Henry Ford, especialmente no de produção em massa e consumo igualmente em massa. Huxley pega esses dois ideais e cria uma sociedade ondeos seres humanos são produzidos em série e conforme a necessidade e são incentivados ao máximo a consumir ao máximo os produtos oferecidos.
Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistemade linha de montagem também conhecido Fordismo quais as outras contribuições?
 
Criou a assistência técnica de grande alcance;
Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com osfuncionários;
Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia;
Utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabadocriando até a distribuição através de agencias própria.
 
Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:
 
Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produçãoe rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matériasprimas e salários por exemplo.
Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização. A partir da década de 1970, a doutrinade Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas partiram para a conquistade mercados externos buscando outros continentes e desenvolveu-se o conceito de "Just in time", que determina que as empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atenderdemandas, sem a manutenção de grandes estoques permitindo assim que as empresas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado, para alguns autores o toyotismo, é considerado um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!