Pesquisa

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013



UNIFACS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS



MARIA JOSÉ MATTOS REIS FILHA


GESTÃO DE PESSOAL= 1ª ATIVIDADE









Feira de Santana
2013
MARIA JOSÉ MATTOS REIS FILHA






GESTÃO DE PESSOAL:1ª ATIVIDADE



Trabalho daDisciplina de Gestão de Pessoal do Curso de Bacharelado em Administração.
Orientadora: Elane Maria Dias










Feira de Santana
2013

Questões

1º Pesquisa sobre Desenho, descrição e análise de cargo .

Desenho, o processo de organizar o trabalho através das tarefas necessárias para desempenhar específico cargo. Segundo Chiavenato (1999),” cargo é um conjunto de todas asatividades desempenhadas por um funcionário”. Quando pensamos em cargo pensamos em atividades a serem executadas. Quando nomeado o cargo define a remuneração, remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços”. Integram a remuneração do empregado não só a importância fixa, o salario contratual, mais as gorjetas, comissões, (quando for trabalhoscom percentuais em suas vendas) adicionais, prêmios, gratificações, entre outros. Também estão na remuneração os benefícios, serviços relacionados as necessidades básicas dos empregados, como: assistências, recreativos e serviços. Ajuda de custo e diária de viagem não tem natureza salarial, são para cobrir despesas de trabalhos externos.
Por tanto, dado o cargo a ser executado e suasresponsabilidade, define a remuneração que é o salario mais todos os adicionais e benefícios.


2- Defina CLT e faça um breve comentário sobre os benéficos que o empregado registrado através da CLT possui.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a legislação que rege as relações de trabalho, individuais ou coletivas. Seu objetivo é unificar todas as leis trabalhistas praticadas no País. Elafoi criada através do decreto nº 5.452, de 1 de maios de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. A contratação por CLT garante uma série de benefícios para o empregado, como; carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço, salário pago até o 5º dia útil do mês, horas-extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal, vale-transporte com desconto de nomáximo 6%, vale-refeição, férias remuneradas de 30 dias com acréscimo de 1/3 do salário, 13º salário pago primeira parcela até 30 de novembro e segunda até 20 de dezembro, aviso prévio de 30 dias, em caso de demissão, FGTS, seguro desemprego, licença maternidade de 120 dias e paternidade de 5 dias corridos, 15 dias de salário em caso de acidentes, entre outros benefício.


3) Defina e explique asações desenvolvidas pela:
a. HIGIENE DO TRABALHO
b. SEGURANÇA DO TRABALHO

3.a) Higiene do trabalho são normas e procedimentos para proteção da saúde física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente onde são executadas. Todas as ações são de natureza preventiva, no ambiente físico e psicológico do trabalho.

3 b)Segurança dotrabalho consiste nas medidas técnicas, administrativas,
educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes,
para manter segurança no ambiente de trabalho, seja pela instrução
ou pelo convencimento das pessoas à manter práticas preventivas.

4- Pesquise e apresente, 1 (um) texto e 1 (uma) imagem de situações onde se apresentam as seguintes etapas do processo de seleção:4.1 - Entrevista preliminar.


Figura 1 : Entrevista preliminar

Segundo Luciana Pestana, psicóloga e gerente de RH do Grupo Planus, ela pode ser usada mais de uma vez por processo e hoje em dia existem muitas variações de entrevista. É a primeira entrevista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa
  • pesquisa
  • pesquisa
  • o que pesquisa
  • PESQUISA
  • Pesquisa
  • Pesquisas
  • Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!