fluxo de caixa

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014

1. INTRODUÇÃO
O tema a ser explorado nesta pesquisa surge a partir da necessidade de controle de recursos financeiros gerada simultaneamente com a evolução no cenário econômico nacional,quando oPaís passou por momentos onde a inflação e falta de controle de numerários atrapalhavam o consumo e crescimento econômico no mercado, e após superada essa crise com a criação do plano real em 1994,o comércio de um modo geral iniciou uma nova fase no que diz respeito a maneira de apurar, entender e controlar seus resultados. Com isso houve uma determinação por parte dos gestores em geral desaber os resultados obtidos gerados especificamente pela atividade fim.
Os rendimentos de uma empresa fixados na sua demonstração de resultados podem indicar uma condição saudável de lucro e de todaa posição financeira além de análises de coeficientes financeiros mas mesmo assim, uma empresa pode estar perto da falência pois somente a análise do fluxo de caixa pode identificar qual é a realnecessidade cotidiana da empresa. Muitas vezes os resultados provenientes da remuneração sobre aplicações de sobras de caixa, acabavam prevalecendo sobre o próprio resultado das operações. Por isso éextremamente importante acompanhar os resultados gerados periodicamente dando foco principalmente aos resultados operacionais obtidos.A análise do fluxo de caixa tem ênfase na mensuração da capacidadede gerar caixa, por isso começou a ganhar destaque dentre os mecanismos de gestão adotados
Com a evolução dos conceitos de gestão empresarial, passou-se a priorizar a capacidade de geração de caixacomo sendo o fator predominante para o processo de criação de valor.
Dessa forma o presente estudo apresenta o fluxo de caixa como uma ferramenta que auxilia no controle financeiro, permitindo avisualização da distribuição de credores, das carências de recursos e suas fontes.
O tema está ligado a contabilidade gerencial no âmbito que perspassa pelo controle de numerário além de análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • FLUXO DE CAIXA
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!