fisioterapia

Páginas: 7 (1643 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O tubo digestivo é, em essência, um longo tubo muscular, com revestimento interno que secreta sucos digestivos e absorve nutrientes.
Um dos principais controladores da função gastrintestinal é o sistema nervoso intrínseco, situado na parede da víscera e estendendo-se desde o esôfago até o ânus, formando uma rede intercomunicante de fibras e de corpos celulares neurais. É divididopelo complexo mioentérico e o plexo submucoso. O tubo gastrintestinal também é controlado de forma muito intensa, pelo sistema parassimpático e pelo sistema simpático componentes do sistema nervoso autônomo.





















1. MOVIMENTOS GASTRINTESTINAIS
Os movimentos de mistura variam conforme a região do tubo digestivo. No estômago, são principalmente: movimentosperistálticos locais, propagados apenas por pequenas distâncias na parede gástrica, mas que produzem profundas indentações no conteúdo do estômago, e como resultado o mistura com as secreções gástricas. No intestino delgado, a mistura é realizada em sua maior parte por múltiplos anéis de contração espaçados de 6 a 10 cm ao longo do intestino ocorrendo várias vezes por minuto, dividindo o conteúdointestinal de modo repetitivo em pequenas frações.
Lei do Intestino- Muito embora o peristaltismo possa progredir nas duas direções no intestino a partir do seu ponto de origem com muito mais freqüência progride apenas em direção ao ânus. A razão provável para isso é a de que o plexo mioentérico seja “polarizado” para essa direção. Isto é, quando uma parte do intestino fica distendida, ocorreconstrição no lado cefálico da zona distendida enquanto que no seu lado anal, ocorre distensão. A constrição superior empurra o conteúdo visceral para diante que tem sua passagem facilitada pela dilatação inferior como resultado o conteúdo intestinal progride normalmente em direção anal e não na cefálica: isso é a lei do intestino.
2. DEGLUTIÇÃO
A deglutição é um processo contínuo. Apesar do processo sercontínuo, ele é dividido em fases para ser melhor compreendido. Alguns autores dividem a deglutição em 3 fases: ora,l faringe e a esofágica, e outros em quatro acrescentando a fase preparatória. Estas fases envolvem muitas estruturas tanto moles como duras.
As estruturas duras são os ossos: hióides, esfenóide, mandíbula e vértebras cervicais. Os músculos e outros tecidos importantes são aorofaringe, músculos constritores faríngeos, palato mole, língua – genioglosso, hioglosso e estiloglosso, epiglote, esôfago, cartilagens cricóide e tireóide, e os músculos do pescoço.
Para o início da deglutição a língua move-se para cima até entrar em contato com o palato duro e em seguida desloca-se para trás forçando o alimento que está na boca em direção á faringe. À medida que o alimento passapelas fauces receptores sensoriais situados nessa região transmitem sinais para o tronco cerebral a fim de provocar o reflexo da deglutição. Esse reflexo por sua vez (1) isola a nasofaringe da faringe, (2) fecha o orifício de passagem para a traquéia, (3) puxa a laringe para a frente, o que abre a parte superior do esôfago, e (4) desencadeia a contração da faringe, que começa na parte superior doórgão, propagando-se para baixo, o que força a passagem de seu conteúdo alimentar para o esôfago. Uma vez no esôfago, o alimento distende suas paredes, o que estimula o plexo mioentérico a produzir ondas peristálticas que forçam o alimento a passar pelo resto da distância esofagiana para o estômago, em cinco a oito segundos.
3. FUNÇÕES MOTORES DO ESTÔMAGO
São de três tipos (1) armazenamento degrandes quantidades de alimento, imediatamente após uma refeição, (2) mistura desse alimento com as secreções gástricas e (3) esvaziamento desse alimento para o intestino delgado.
O esvaziamento gástrico é controlado principalmente como resposta ao alimento que já chegou ao duodeno. A distensão do duodeno provoca um reflexo mioentérico que atua sobre o estômago – o reflexo enterogástrico – que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • fisioterapia
  • Fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!