Trabalho de Zoologia dos vertebrados Aves e Mamíferos

Páginas: 19 (4557 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS








TRABALHO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
AVES E MAMÍFEROS





HENRIQUE PELETTI STEFENON








ITAJAÍ, 2013
AVES
ORIGEM EVOLUTIVA.
No processo evolutivo das aves podem conter algumas características marcantes, como por exemplo a evolução da endotermia. Aves são animais de taxas metabólicas muito altas queestimulam os músculos necessários para voar, e durante o vôo, as penas fornecem ascensão, propulsão e planeio. As penas, além de auxiliar na aerodinâmica servem também de isolante térmico, o que permite a manutenção do calor metabólico produzido pela alta taxa metabólica, afim de manter uma temperatura corpórea alta e estável. Sendo esse o objetivo da endotermia: isolante térmico, produção de calor, ealta temperatura corpórea.
Porém as aves evoluíram a endotermia de ancestrais ectotérmicos, que tinham taxas metabólicas baixas e nos quais não existiam isolantes térmicos. Animais ectodermos dependem do calor do exterior de seus corpos e as principais especializações da termorregulação ectotérmica facilitam as trocas de calor com o ambiente. As superfícies do corpo dos ectotermos apresentampouco isolamento térmico, provavelmente porque esse isolamento poderia interferir com o ganho ou com a perda de calor. As taxas metabólicas dos ectotermos são baixas e eles, normalmente, não obtêm calor suficiente do metabolismo para aquecer significativamente o corpo. Assim, os mecanismos termorreguladores dos ectotermos são baseados em taxas metabólicas baixas, em pouco isolamento térmico e narápida troca de calor com o ambiente.
Todavia essa mudança evolutiva da ectotermia para a endotermia parece encontrar uma situação relevante. O fato de apenas mudar para endotermia e ter altas taxas metabólicas com grande produção de calor não contém nenhum benefício sem isolantes térmicos, pois a vantagem desses isolantes é retenção de calor, o que explica o aparecimento de penas e pêlos.
Certamenteo aumento da atividade locomotora foi um fator seletivo crítico para migração à endotermia. Predadores ativos realizam metabolismo aeróbico para sustentar níveis altos de atividade. O metabolismo aeróbico que utiliza como substrato o glicogênio estocado nos músculos, pode fornecer combustível para uma corrida curta e rápida, para escapar de um predador, porém, ele não é eficiente para manter aatividade, pois o suprimento de glicogênio é rapidamente esgotado.
Já os corredores de grandes distâncias dependem do metabolismo aeróbico, cujo combustível provém da glicose e do oxigênio, levado aos músculos pelo sistema circulatório. Assim, em parte, tornar se um predador que persegue, envolve no aumento da capacidade de sistemas e estruturas especializadas, assim como os pulmões, o coração e osistema circulatório, além das mitocôndrias nos músculos.


Com o desenvolvimento de penas, recobrindo a superfície das asas, a evolução do vôo implica em duas hipóteses: a teoria arborícola e a teoria terrícola.
A teoria arborícola da origem ao vôo das aves dominou o campo por muito tempo. De acordo com essa visão, os ancestrais proto-aves de Archaeopterix, eram trepadores de árvores, quepulavam de galho em galho e de árvore em árvore, de modo muito semelhante a alguns esquilos, lagartos e a macacos. Sob pressões seletivas que favoreciam o aumento da distância e da precisão do deslocamento entre as árvores, seriam vantajosas as estruturas que fornecessem alguma superfície para a força de ascensão. De acordo com essa hipótese, a evolução de formas voadoras passou de estágiosplanadores, seguidos de estágio intermediários – tal como o Archeopteryx, onde o planeio era auxiliado por um débil vôo batido – até os voadores com vôo batido totalmente desenvolvido.
Por outro lado a teoria de predadores terrestres, bípedes e cursores saírem do chão para cima postula que o vôo batido evoluiu diretamente a partir de corredores bípedes terrícolas. De acordo com essa hipótese, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mamiferos e Aves (zoologia)
  • Trabalho de zoologia
  • Zoologia dos vertebrados
  • Aves e mamiferos
  • Zoologia do vertebrados
  • Zoologia dos vertebrados
  • zoologia de vertebrados
  • Zoologia dos vertebrados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!