Logistica Reversa

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
LOGÍSTICA REVERSA
O problema do lixo sempre foi uma ameaça para o planeta Terra. Muitas empresas se preocupam em produzir e não pensam no lixo que vão gerar e como será o seu futuro.
O Brasil é umdos países que mais descarta equipamentos eletrônicos e muitas vezes de forma inadequada. O lixo eletrônico possui substancias perigosas na sua composição e por esse motivo não pode ser jogado forade qualquer maneira.
O governo Brasileiro está criando uma lei em que os fabricantes serão os responsáveis por todo esse lixo, evitando essa poluição. A idéia é criar postos de coletas em que oconsumidor irá descartar o material e o fabricante irá buscar para poder dar um fim de forma adequada à aquele produto.
Outro exemplo de lixo e reciclagem são as garrafas pets. Elas demoram centenas deanos para se decompor se forem jogadas de qualquer maneira na natureza. Hoje, felizmente, existem algumas empresas que reciclam a garrafa e a transformam em objetos de decoração e até em tecidos.
OJapão, país da tecnologia, é hoje um exemplo de logística reversa. Quando os japoneses compram um aparelho de celular, por exemplo, e este estraga ou fica ultrapassado, a empresa fabricante recolhe oaparelho e o japonês devolve sem ganhar nada em troca. Isso acontece devido à educação que recebem desde quando pequenos e, como conseqüência, adquirem essa cultura. Todo o aparelho é reaproveitado,desde o metal em que é feito até as baterias e carregadores.
Outro país exemplo é a Suécia. Lá, 99% do lixo produzido é reciclado. Esse processo começa em casa, onde os moradores conscientizados separamos lixos por categorias: orgânicos, plásticos, tóxicos e etc. Até mesmo a sacolinha em que separam é oferecido pela companhia de reciclagem.
Na Suécia nada se perde tudo se transforma. E todo mundoganha. O lixo vira energia e os bolsos dos moradores agradecem. As contas de luz dos moradores diminuem muito com esse processo.
Outra vantagem disso tudo é que na Suécia quase não tem aterro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!