Introdução a Economia

2246 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Diariamente nos deparamos com questões econômicas, tais como:
Aumentos de preços; Períodos de crises econômicas ou de crescimento; Desemprego; Diferenças salariais; Crises no balanço de pagamentos; Valorização ou desvalorização a taxa de câmbio; Ociosidade em alguns setores de atividade; Comportamento das taxas de juros Déficit governamental; Elevação de impostos e tarifas públicas;

Motivos pelos quais devemos estudar economia necessidade de se conhecer os assuntos econômicos nas sociedades modernas; necessidade de obter conhecimentos teóricos; proporcionar um conjunto de conhecimentos que nos ajudará a formar opiniões a respeito dos grandes problemas econômicos do nosso tempo.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

Conceito de Economia
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado.
Economia “é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos” (Paul Samuelson).
Economia “é uma ciência que cuida da melhor administração dos recursos escassos disponíveis para satisfazer as necessidades humanas”. Economia é a “ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”. (Vasconcelos e Garcia)

Essa definição contém vários conceitos importantes que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica Escolha Escassez Necessidades Recursos Produção Distribuição

O problema da escassez: recursos limitados, contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas
Questão central do estudo de Economia: Como alocar recursos

Relacionados