FILOSOFIA

Páginas: 19 (4690 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2015
APR ESENTAÇÃO (FRANCIMAR)


No século VIII a XIV ( idade media ), a Europa viveu um período comumente conhecido como a idade das trevas, foi um milênio de extrema decadência, onde predominava o domínio na sociedade dos nobres e da igreja.  Os sábios medievais conheceram as obras de Virgilio, Ovídio, Cícero, Platão e Aristóteles, sua cultura secular era baseada num ávido interesse pelosautores clássicos mas olhavam o passado do ponto de vista da sua própria época . Para ir adiante era necessário olhar para trás: para sair da idade Media era preciso redescobrir o passado preservando a sua essência.
As artes começaram a buscar a perfeição e a inspiração através do estudo e  analise da civilização antiga da Grécia e de Roma. Os eruditos e os artistas do século XV e XVI estavamconscientes de que viviam numa época de fundamentais mudanças culturais e filosóficas. O renascimento foi um movimento que afetou todos os aspectos da cultura, da literatura e da erudição, da pintura, da escultura e da arquitetura, e que conscientemente quis recuperar e reviver os êxitos da Antiguidade clássica.
O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante osséculos XV e XVI. A idéia renascentista do humanismo pressupunha uma outra ruptura cultural com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte ejulgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges. Os estudos humanísticos e as grandes conquistas artísticas da época foram fomentadas e apoiadas economicamente por grandes famílias como os Médici, em Florença; os Este, em Ferrara; os Sforza, em Milão; os Gonzaga, em Mântua; os duques de Urbino; os Dogos, em Veneza; e o Papado, em Roma.
A palavra renascimento quer dizer “ voltar a nascer”, efoi precisamente assim que os sábios e os artistas do século XV e XVI interpretaram o meio cultural no qual viviam e trabalhavam: como o renascer da civilização clássica depois de um longo período de degeneração.
CARACTERISTICAS GERAIS

Racionalidade ALEANDRA
O antropocentrismo foi uma das principais características da renascença. O ser humano passa a ter destaque na compreensão do mundo e ganhao papel central no domínio sobre a natureza e exalta a pessoa humana, não deseja apenas repetir um tema clássico, mas valer-se da cultura antiga para contrapor-se ao entendimento vigente em seu tempo, herança da Idade Média
Inspirando-se, sobretudo, na Antiguidade Clássica, seu elemento principal foi o humanismo. A expressão humanismo refere-se genericamente a uma série de valores e ideaisrelacionados à celebração do ser humano. O Humanismo levou a concepção do homem como o centro do universo (isto é, o antropocentrismo), o humano ocupando o lugar central até então dominado pelo divino e o extraterreno.
Dignidade do Ser Humano APARECIDA
No renascimento o ser humano sai da idade das trevas, tenho assim mais valorização de si mesmo, esquecendo da dominação da igreja católica, tornandoassim mãos digno e mais livre pra se expressar. por isso já da pra tirar como era definida a sua dignidade, a visão Teocentrista perde espaço e fatores com a dignidade humana entre em destaque.
Rigor Científico GASPAR
No campo científico, impulsionou-se o estudo do homem e da natureza. O espírito crítico do homem partiu para a ciência experimental, a observação, a fim de obter explicaçõesracionais para os fenômenos da natureza. O Renascimento retirou da Igreja o monopólio das explicações do mundo.
Em geral, os cientistas dessa época organizavam suas pesquisas através de observações e experimentos capazes de suscitarem novas questões científicas e elaborar outras formas de conhecimento. Historicamente, essa nova atitude com relação ao mundo estabelecia um grande marco na produção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!