Filosofia

Páginas: 4 (973 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Em relação ao conceito de filosofia, podemos afirmar que: É uma atividade intelectual própria daqueles que amam e procuram o saber.

O verdadeiro filosofo é aquele que: tem uma atitude aberta,dialogante e antipassivista.

Quando o homem assume uma atitude filosófica e científica: Critica, indaga e deseja saber.

No tocante à universalidade da filosofia: É universal, porque os seusproblemas ultrapassam a singularidade em direção à universalidade.

As dimensões teóricas e prática, na filosofia, assumem-se como: Duas dimensões, em que a teoria reflete sobre os vários saberes e aprática visa encontrar uma finalidade para esses saberes.

Relativamente ao papel da filosofia podemos afirmar: que ela nos permite um conhecimento do real e de nós próprios cada vez maisaprofundados e de modo globalizante.

Existe uma questão que possui conteúdo filosófico. Identifica-a. Como sermos felizes?

A «douta ignorância» socrática equivale: A uma disposição do espirito e a umaabertura da mente em relação à procura do saber.

Partindo duma análise do excerto, fundamenta as ideias nele expressas (Ortega y Gasset): Neste excerto, está expressa a ideia de que o objeto daFilosofia é algo totalizante, que não pode ser dado, é tudo, enquanto que às ciências lhes é dado o seu objeto, por isso o objeto destas é o particular, pois este é mais fácil de definir e de se obteremrespostas concretas. A Filosofia visa compreender tudo o que está para além do concreto, tenta ir à raiz das questões, é erica, embutida de rigor e conceptualização, e pretende obter justificações paratodas as perguntas colocadas, daí o objeto da Filosofia ser totalidade do real. As ciências são críticas, o seu método de estudo é a verificação experimental, a ciência de hoje nega a ciência deontem, sendo o seu objeto o particular.

Especifica quatro características que distinguem Ciência e Filosofia: A ciência é objetiva, Universal (unanime), Estuda o particular e é experimental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!