estacionamento

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
COMPRESSOR DE AR

É o componente básico de qualquer sistema pneumático.
O ar é comprimido em um sistema pneumático, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho ou desenvolver potência.
Quando o ar atmosférico entra no compressor, é comprimido pela máquina a uma pressão maior e descarregado então em um sistema de tubos.
O ar comprimido pode ser usado paraimpulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar. Os compressores de maior uso na indústria são os alternativos, os de palhetas, os de parafusos, os de lóbulos, os centrífugos e os axiais. Num quadro geral, essas espécies podem ser assim classificadas, de acordo com o princípio conceptivo:
Alternativos
Volumétricos
Palhetas
Rotativos
Parafusos
CompressoresLóbulos
Centrífugos
Dinâmicos
Axiais

TIPOS GERAIS DE COMPRESSORES

Na indústria, usam-se dois tipos principais de compressores de ar. Dependendo da ação do fluido, são classificados: tipo de deslocamento positivo, ou de pressão; tipo de velocidade, ou dinâmico.


COMPRESSORES DE DESLOCAMENTO POSITIVO
 Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão éconseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se de um processo intermitente,no qual a compressão é efetuada em sistema fechado, isto é, sem qualquer contato com a sucção e a descarga.
COMPRESSOR DE RECIPROCAÇÃO

A bomba de bicicleta é um exemplo simples de compressor de reciprocação. Uma máquina simples incluiu cilindro, pistão, copo de vedação de couro, haste de pistão, cabo, e válvula de retenção.




Se o pistão estiver na parte superior de seu curso, o aratmosférico no cilindro será comprimido quando o cabo for empurrado para baixo. Quando o ar no cilindro atingir uma pressão levemente maior que a pressão na linha ligada à bomba, a válvula de retenção se abrirá e o ar será descarregado do cilindro. Quando o pistão atingir a base do cilindro, a válvula de retenção se fechará.
Quando o pistão for puxado para cima novamente, para a parte superior docurso empurrado para baixo o copo de vedação de couro flexível que deixará o ar atmosférico penetrar no cilindro.
Quando o pistão empurrado para baixo, o corpo de vedação atuará como uma válvula de retenção, vedando o espaço entre o cilindro e o pistão.


COMPRESSOR ROTATIVO



Vista em corte de um compressor de deslocamento positivo rotativo do tipo de lâminas deslizantes e o sistema demontagem das laminas deslizantes (palhetas).
O elemento rotativo, com suas lâminas deslizantes, é descentralizado com relação ao invólucro ou estojo.
Quando o ar entra, fica preso entre as lâminas (que se apoiam no interior do invólucro), sendo levado então para o orifício de descarga.
Quando o tambor gira, as palhetas deslocam-se radialmente sob a ação da força centrífuga e se mantêm emcontato com o invólucro (carcaça). O gás penetra pela abertura de sucção (entrada) e ocupa os espaços definidos entre as palhetas e a carcaça.
Devido à excentricidade do rotor e às posições das aberturas de sucção e descarga, os espaços constituídos entre as palhetas e a carcaça vão se reduzindo de modo a provocar a compressão progressiva do gás.
A variação do volume contido entre duas palhetasvizinhas, desde o fim da admissão até o início da descarga, define, em função da natureza do gás e das trocas térmicas, uma relação de compressão interna fixa para a máquina.
A pressão do gás no momento em que é aberta a comunicação com a descarga poderá ser diferente da pressão reinante nessa região. O equilíbrio é, no entanto, quase instantaneamente atingido e o gás descarregado no sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estacionamento
  • estacionamento
  • Estacionamentos
  • Estacionamento
  • estacionamento
  • Estacionamento
  • estacionamento
  • Estacionamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!