filogenia e seus conceitos

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
*Filogenia (ou filogênese): é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos que é descoberto por meio de sequencia de dados moleculares e matrizes morfologicas.
*Cladograma: é umdiagrama usado em cladística que mostra as relações (filogenéticas ou genealógicas) entre táxons terminais, seja em nível de espécie ou grupos específicos, formando grupos monofiléticos evidenciados porsinapomorfias, indicando uma história em comum, não necessariamente uma ancestralidade direta.
Caracter:
Apomorfia ( forma): é o termo designado para definir uma característica mais recente derivadade uma característica primitiva de uma espécie ancestral.
Pleisiomorfia: Termo empregado em cladistica para designar uma característica considerada primitiva que foi modificada a outra mais recentedentro de uma linhagem.
Sinapomorfia: são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e esterepresenta uma forma derivada apomórfica frente à outra ancestral plesiomórfica.
Simplesiomorfias: São características plesiomorficas compartilhadas por dois ou mais grupos. Ex.: A presença de cincodedos nos humanos e nos lagartos é uma característica simplesiomórfica, pois é compartilhada por ambos e por seus antepassados.
Homologia: Semelhança de estrutura e de origem, em partes de organismostaxonomicamente diferentes.
Homoplasia: são características semelhantes encontradas em duas espécies diferentes, que geralmente surgiram através de convergência evolutiva. Não podem ser consideradasapomorfias porque não indicam necessariamente um antecessor comum entre essas espécies que tem essas características.
Grupo Monofiletico: Em cladística, chama-se a um clado que, de acordo com oconhecimento mais recente sobre as suas características anatómicas e genéticas, inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral, incluindo esse mesmo ancestral.
Gupo Parafiletico: é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filogenia
  • Filogenia
  • Filogenia
  • filogenia
  • Filogenia
  • Filogenia
  • FILOGENIA
  • Filogenia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!