cal e gesso

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

DESENVOLVIMENTO

Como já sabemos a construção de um edifício é bastante complexa, exigindo a atuação de profissionais de várias áreas como, engenheiro civil, engenheiro elétrico, arquiteto entre outros, um edifício como esse requer de seus projetista uma grande atenção e responsabilidade, o seu projeto de ser elaborado e revisado várias vezes, no caso de algum erro deve ser consertadoimediatamente, pois enquanto esta em planta fica com o custo bem menor.

Dando os primeiros passos de execução vamos direto ao lençol freático que passa pelo terreno, muito perto da superfície e inevitável que seja feito um rebaixamento, logo abaixo vamos entender como funciona o rebaixamento do lençol freático.
Quando fazemos um buraco no chão, o mesmo vai ficar cheio de água até um certo nível.Este é o nível do lençol freático do local. Este é um poço freático.

O rebaixamento do lençol se torna necessário quando desejamos executar uma obra de grande profundidade no terreno. Se o lençol freático for raso, a escavação vai ficar cheia de água e não será possível desenvolver qualquer tipo detrabalho.



Então, instalamos bombas (muitas, se for o caso) que funcionando 24 horas por dia,jogarão para fora toda a água que minar das paredes da escavação. 
Dessa maneira é possível trabalhar no “seco”. 
Esse bombeamento de água de dentro de um buraco para fora é conhecido como Rebaixamento do Lençol Freático.

EFEITOS DO REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO. 
Qualquer rebaixamento do lençol freático deve ser executado com muitos cuidados. 
Como é feito? 
A maioria dos rebaixamentos éfeito empregando-se bombas de grande profundidade que são instaladas em poços de diâmetro relativamente pequenos, coisa do tipo 10 centímetros. É feito uma fileira de bombas, a intervalos regulares, de forma a formar uma espécie de “cortina de bombas”. 
Depois de alguns dias, o resultado é algo parecido com o apresentado na figura seguinte:

Como se pode observar na figura, o lençol freáticonatural que era horizontal passa para um nível mais baixo com uma curvatura que tem vértice no bocal da bomba. Parte do terreno que antes tinha água passa a não ter. Ao secar, o terreno apresenta uma série de problemas. Veja alguns deles:
·        O terreno em volta sofrerá um adensamento e uma perda da capacidade de sustentação;
·        A morte da vegetação existente nas proximidades, emespecial das árvores de porte, que ficaração sem água nas suas raízes;
·        Afundamento do leito carroçável (piso da rua) provocando desastres com veículos epessoas;
·        Rompimento de tubulação de concessionárias (rede de esgoto, rede de água, rede de águas pluviais, redes de gás, rede de telefonia, rede de TV a cabo, etc.);
·        Recalques diferenciais (afunbdamento parcial) de casas esobrados;
·        Rachaduras nas paredes das casas e sobrados;
·        Afundamento e trincas em pisos das casas;
·        Queda de muros, de jardineiras e de guaritas de condomínio.
Elementos estruturais apoiados diretamente no solo, como piso cimentado, baldrame, sapata e outros como jardim, guarita, churrasqueira, piscina, etc. poderão afundar devido ao ressecamento do terreno. Edificaçõesde pequeno porte apoiadas sobre fundações diretas rasas também poderão sofrer reclaques diferencias com o surgimento de muitas trincas ou mesmo vindo a desmoronar. 
Em regiões em que há desníveis do terreno como terrenos inclinados, em aclive ou declive e particularmente em regiões baixas próximas a rios e córregos, o rebaixamento pode assumir proporções catastróficas inclusive com casasafundando para dentro do terreno. 
Os efeitos danosos do rebaixamento do lençol freático se faz sentir em todos os lados da obra. 

Veja alguns efeitos à jusante, isto é, no lado de baixo da obra:

Veja alguns efeitos à montante, isto é, no lado de cima da obra:

Também foi feito um melhoramento de solo, e a forma que foi utilizada no processo foi Estaca, elemento estrutural de fundação profunda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cal e gesso
  • Gesso e Cal
  • cal e gesso
  • gesso e cal
  • Cal e gesso
  • Cal e gesso
  • cal e gesso
  • Gesso e Cal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!