Filo Cnidaria

Páginas: 16 (3943 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Filo Cnidaria

Membros do filo Cnidária possuem simetria radial ou birradial. A simetria birradial é uma modificação da simetria radial na qual um simples plano, passando através de um eixo central, divide o animal em uma imagem de espelho (refletida). Ela resulta da presença de uma estrutura única ou pareada num animal basicamente radial e difere da simetria bilateral na qual a superfíciedorsal e ventral não estão diferenciadas. Animais radialmente simétricos não têm extremidade anterior ou posterior. Assim o termo direção refere-se a posição da abertura da boca. A extremidade do animal que contém a boca é a extremidade oral, a outra em oposição a esta é a extremidade aboral. A simetria radial é vantajosa para os animais sedentários por que os receptores sensoriais estão igualmentedistribuídos em torno do corpo. Esses organismos podem responder estímulos a partir de qualquer direção.
Os Cnidária incluem mais de 9000 espécies, predominantemente marinhos e são importantes em ecossistemas de recifes de corais.

Características dos Cnidária

a) Simetria radial ou birradial.
b) Diploblásticos, com organização de tecidos.
c) Cavidade gastrovascular presente.
d) Sistemanervoso em forma rede (rede de nervos).
e) Células especiais, chamadas cnidócitos, usadas na defesa, alimentação e ataque.

Parede do corpo e nematocistos

Os Cnidária são diploblásticos e possuem tecido organizado. A organização das células em tecidos desempenham funções específicas e todas as células são derivadas de duas camadas embriológicas. O ectoderma do embrião dá origem a uma camadaexterna da parede do corpo, chamada epiderme. A camada interna da parede do corpo, chamada gastroderme, é derivada da endoderme. As células da epiderme e gastroderme diferenciam-se em um número de tipos de células para proteção, coleta de alimentos, coordenação, movimentos, digestão e absorção. Entre a epiderme e a gastroderme ocorre uma camada como uma geléia, chamada mesogléia. As células estãopresentes na camada mediana de alguns Cnidária, mas originam-se da epiderme ou da gastroderme.
Um tipo de célula é característica do filo. Células epidermais e/ou gastrodermais, chamadas cnidócitos produzem estruturas chamadas nematocistos, que são usados para ataque, defesa e alimentação. Um nematocisto é um tubo oco abastecido com um fluído, em dentro de uma cápsula intracelular fechada. Umopérculo como uma tampa cobre a sua extremidade. O cnidócito tem um cílio modificado chamado cnidocílio. Estimulações dos cnidocílios forçam a abertura do opérculo, descarregando o tubo espiralado (enrolado) - como você everteria uma roupa que estivesse do avesso.
Os zoologistas já descreveram cerca de 30 tipos diferentes de nematocistos. Nematocistos usados na captura e defesa podem descarregar umlongo tubo armado com espinhos que penetram na presa. Os espinhos têm as extremidades ocas por onde liberam toxinas paralisantes. Outros nematocistos possuem tubos desarmados que enrolam-se em torno das presas ou substratos. Ainda outros nematocistos têm secreções aderentes que auxiliam ao animal ancorar-se. Seis ou mais tipos de nematocistos podem estar presentes em um único indivíduo.Alternância de geração

Muitos Cnidária apresentam duas formas de corpo durante seu ciclo de vida. A forma pólipo é usualmente assexual e séssil. O pólipo fixa-se em um substrato pela extremidade aboral; tem um corpo cilíndrico chamado coluna e uma boca circundada por tentáculos para captura de alimentos. A medusa é dióica e livre nadante e assemelha-se a uma tigela invertida, sendo que os tentáculospendem a partir de suas bordas (margens). A abertura bucal está localizada ao centro voltada para baixo. As medusas nadam em decorrência de delicadas pulsações da parede do corpo. A mesogléia é mais abundante na medusa que no pólipo e sua consistência assemelha-se a de uma geléia.

Manutenção das funções

A gastroderme de todo Cnidária contorna uma cavidade chamada cavidade gastrovascular....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filo cnidária
  • Filo Cnidaria
  • Filo Cnidaria
  • Filo Cnidaria
  • Filo Cnidaria
  • CNIDARIA
  • Cnidarias
  • cnidaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!