fichamento

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
CHAUÍ, Marilena. Neoliberalismo e Universidade. In: Oliveira, Francisco; Paoli, Maria Célia. Os sentidos da democracia. p.27-51 

I - Dados da Autora:
Marilena de Souza Chaui nasceu na cidadede São Paulo, em 4 de setembro de 1941. É professora de filosofia e historiadora de filosofia brasileira. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização emLicenciatura pela Universidade de São Paulo(1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1971). Atualmente é professor titular daUniversidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
II - Dados da Obra:
Neoliberalismo e Universidade. In: Oliveira, Francisco; Paoli, MariaCélia. Os sentidos da democracia. p.27-51. 
Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade deFilosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP. 
III - Do que a obra se trata:
A obra trata do surgimento do neoliberalismo, da sua ideologia, e das suas consequências chamadas de ideologiaspós-moderna. O foco principal da obra é do neoliberalismo com a educação, enfatizando o modo de como a mesma é tratada: simples objeto de consumo, com leis e preços de mercado. A autora destaca, em lista, osprejuízos e consequências, chamando atenção para todos.
IV - Citações da Obra:
“A ideologia pós-moderna realiza três grandes inversões ideológicas: substitui a lógica da produção pela da circulação(donde, nas universidades, a avaliação ser feita pelo número de publicações e não pela qualidade e importância da pesquisa); substituía lógica do trabalho pela lógica da comunicação (donde a crença doMinistro da Educação de que, sem alterar o processo de formação dos professores do ensino básico e sem alterar seus salários aviltantes, tudo irá bem na educação desde que haja televisões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!