Fichamento Hegel - Norberto Bobbio

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 29 de junho de 2013
Fichamento 16 – Hegel
Curso: Direito Diurno
Disciplina: Teoria Política
Professor: Rogério Portanova

Bibliografia: BOBBIO, Norberto. Teoria das formas de governo. 10ª ed. Trad. Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1997. (lido em PDF)
Resumo: Hegel é o filósofo que agrega tanto o histórico quanto o geográfico. Dedica um capítulo de uma das suas últimas obras para descrever a evolução das sociedadesatravés do olhar e da evolução geográfica. Primeiro, as sociedades do Oriente, localizadas no altiplano, local típico da Ásia Central e de povos nômades; as planícies fluviais, regiões do Oriente Médio, arredores dos rios Tigre e Eufrates, que propiciavam às populações ali residentes o exercício da agricultura; a zona costeira, região que permitia o melhor exercício do comércio, motivos parariqueza e condições para o progresso civil. O mar surge como elemento encorajador do desbravamento humano, pois ele não permite demarcações territoriais, abrindo o precedente para a sua exploração. Essas três fases citadas acima correspondem, do ponto de vista do modo de subsistência, também à localização geográfica, seguindo a toeira social de Montesquieu que segregava as sociedades pelo fatorterritorial. No decorrer da história não há uma mudança apenas temporal e de maturidade das formas de governo, mas também uma mudança espacial, não localizada apenas no mesmo espaço. O desenvolvimento das sociedades parte do Oriente, chega no Mediterrâneo, estabelece-se na Europa e, abre precedente para imaginarmos um deslocamento futuro para a América. É assim que imaginava Hegel, atribuindo aocontinente americano uma participação futura no interesse histórico.
Hegel além de concordar com o critério espacial para o desenvolvimento histórico como um todo, concorda quanto às formas de governo e a sucessão delas. Defende que o embrião de todo estado é o povo germânico devido ao trabalho coletivo na origem do Estado e, afirma que o sistema de representação em um governo surge apenas nos Estadosmodernos. Em oposição, Montesquieu acreditava que os ingleses haviam se inspirado nos selvagens alemães para instituir sua monarquia constitucional. Na sua obra Lições da Filosofia da História, vemos a importância que o autor dá à constituição designando a característica de interventora do Estado na realidade dos indivíduos e, à diferença entre governante/governado a concretização do Estado. Essaé o sentido de um corpo político, conferir a autoridade sobre todos a alguns ou um só. Hegel usa a distinção já criada por Montesquieu entre monarquia e despotismo, descrevendo à evolução histórica das sociedades mediante á evolução da educação do homem, que deixa de lado sua vontade natural/subjetiva para reconhecer o outro como um irmão que também possui os mesmos direitos. O Orientecorresponde ao despotismo; Roma, à democracia e aristocracia; germânicos, monarquia. Excluindo o uso da liberdade para determinar a evolução histórica das sociedades, as tipologias de Hegel e Montesquieu são idênticas, tomando o cuidado de juntar democracia e aristocracia na categorização “república”. No quesito histórico, a análise de Hegel leva a risca a de Montesquieu, criando o conceito de totalidade davida estatal para atestar as diferenças e as conquistas progressivas de cada tipo de poder. No despotismo, não há desenvolvimento de nenhum corpo autônomo no âmbito público e, as seguranças privadas não estão asseguradas, concentrando todo o controle na mão do déspota, que o utiliza de modo desenfreado. Nas repúblicas temos o estágio intermediário entre a sociedade refém do déspota e odesenvolvimento completo das unidades periféricas, apresentando uma unidade desagregada. Na monarquia, a unidade se torna central apesar do aparecimento de estruturas públicas que servem como contrapoder, sendo essas totalmente compatíveis e necessárias para a manutenção do Estado. Esse curso deve ser enfrentado por todas os ordenamentos sociais existentes e, Hegel, passa agora a fazer o juízo de valor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento norberto bobbio
  • Fichamento Norberto Bobbio
  • Fichamento Livro Norberto Bobbio
  • Fichamento
  • fichamento Norberto bobbio
  • Fichamento 1 Norberto Bobbio
  • Fichamento verbete "PODER" Norberto Bobbio
  • Fichamento IED Texto Norberto Bobbio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!