Fichamento DUVERGER, Maurice. Ciência Política: Teoria e Método. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. (Introdução)

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
No texto, Duverger apresenta a ciência política como uma ciência relativamente jovem, portanto ressalta que há apenas meios de criar uma noção da Ciência Política e não uma definição. Como nãoexistem fronteiras naturais entre os diferentes ramos do saber, é natural que a ciência política atravesse às fronteiras de outras ciências sociais, o que ressaltaria uma de suas definições, a de ciênciaencruzilhada.
Como ainda não possui uma definição, seu objeto de estudo também é questão de debate acadêmico, onde enquanto alguns teóricos afirmam que a “Política” é a ciência do Estado, outros adeterminam como a ciência do poder. No primeiro caso, fundamentaria-se sobre a concepção da soberania do Estado, já no segundo, seus alicerces seria a noção sociológica do Estado. No entanto, apesar detodos os debates, há-se a noção de que a Ciência Política gira em torno da noção do poder.
Nesse contexto, Duverger apresenta a concepção de Leon Duguit, segundo a qual a política estuda a relaçãoentre governantes x governados, podendo – e talvez devendo – ser caracterizada como a ciência dos governantes. Porém, logo em seguida são apresentados os contrapontos dessa mesma concepção, tais como: aseparação entre governantes e governados não ser tão nítida, só sendo perceptível na fase intermediária entre a fase primitiva – onde os homens obedeciam a regras e prescrições – e a fase atual – naqual o poder é institucionalizado.
Para explicar o poder, o autor o apresenta como um fenômeno biológico, uma hierarquia é criada naturalmente e mantida sob outro fenômeno, o da coação. A máquina doEstado, portanto, não passa da transposição da coação física a uma escala mais organizada. A pressão Social Difusa (absorção de tradições e costumes, transmitidos pela educação e pela vida social),Coação por Enquadramento Coletivo ( grupos de base que exercem controle sobre as massas) e Coação Psicológica (todas as formas de propaganda), são os principais elementos de coação.
Essas formas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: Ciência Política: Teoria e Método – Maurice Duverger
  • A noção de Ciência política Autor: Maurice Duverger
  • Fichamento schultz, theodore w., o capital humano (cap.1 p.11-18), zahar editores, rio de janeiro.
  • Fichamento
  • ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981....
  • Fichamento Ciência política e teoria geral do estado
  • Maurice duverger
  • VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, Editora UFRJ, 1995. 2ª Edição. 193...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!