DST na vida dos adolescentes

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
DSTs na Adolescência

Doenças sexualmente transmissíveis ou DST são doenças infecciosas que são adquiridas por meio do contato sexual. O contágio pode ocorrer em uma única relação. Mesmo na primeira relação sexual da vida de um adolescente o contágio pode ocorrer. Entre os microrganismos responsáveis por causar DST encontram-se protozoários, bactérias, fungos e vírus. A transmissão se dá pelocontato íntimo com a pessoa infectada. Apesar da área de contato ser normalmente a genital, a prática de sexo anal e oral pode também causar infecções. O uso da camisinha é considerado a medida mais eficiente para prevenir a contaminação.
Entre as DST mais conhecidas encontram-se a Tricomoníase, a Gonorréia, a Clamídia, o Herpes genital, a Sífilis, o Cancro mole, o Linfogranuloma venéreo, o HPV,a Hepatite B e a AIDS. Cada uma destas doenças tem um quadro clínico específico, que varia desde o seu período de latência (período que compreende o intervalo de tempo decorrido desde o contágio até os primeiros sintomas) até a presença de corrimento ou sintomas típicos de cada uma delas. A descrição do quadro clínico das diferentes DST merece uma exposição à parte.
Do mesmo modo, entre as DSTexistem as de maior potencial de gravidade como é ocaso da AIDS e da Hepatite B que podem levar à morte e aquelas que tratadas a tempo podem ser curadas ou ter as suas consequências atenuadas. Entre estas podem ser citadas a Tricomoníase, a Gonorréia, a Clamídia, a Sífilis, o Cancro mole e, o Linfogranuloma venéreo. O HPV tem importância pela sua relação com o câncer do colo do útero, a depender dosorotipo de HPV infectante. Hoje já existe uma vacina contra os sorotipos causadores deste tipo de câncer que pode ser administrada para as adolescentes mesmo antes de iniciar a sua vida sexual.
O tratamento das DST varia em conformidade com o seu agente causal. Algumas podem ser curadas ou ter as suas sequelas minimizadas enquanto outras, como a AIDS, não tem cura. Podem, entretanto, nos diasatuais ser tratadas com alguns medicamentos denominados de antivirais que diminuem a replicação do vírus, controlando a doença e permitindo uma qualidade de vida relativamente satisfatória.
Cabe lembrar também que os anticoncepcionais hormonais como pílula, injetáveis, anéis vaginais, DIU e diafragma entre outros, não protegem contra DST. Destinam-se apenas a evitar uma gravidez não desejada.Sinais e sintomas
Corrimento uretral;
Corrimento vaginal;
Verrugas nos genitais;
Úlceras (feridas, bolhas) nos genitais;
Irritação (queimação);
Tumorações (caroços, ínguas);
Dor ou ardência ao urinar;
Dor nas relações sexuais;
Manchas na pele.
Às vezes não aparece nenhum sintoma externo, ou seja, por fora. Por isso é muito importante procurar um serviço de saúde no caso de suspeita deDST, mesmo sem ter qualquer um desses sinais.

Na suspeita de uma DST
Evite as relações sexuais.
Se você suspeitar que esta com alguma DST diante da presença de corrimento, ferida, dor ao urinar, dor durante a relação sexual ou manchas na pele, a primeira coisa a fazer é parar de ter relações sexuais até saber o que se tem.
Sempre procure um serviço de saúde
Não pense duas vezes, procureimediatamente o serviço de saúde mais próximo de casa ou trabalho, para receber atenção de um (a) médico (a) ou de um profissional de saúde. Não deixe de relatar ao (à) profissional todos os sintomas, mesmo aqueles que você não considera importantes. Conte também se você teve alguma relação sexual sem camisinha nas últimas semanas. Não tenha vergonha, toda informação é  muito valiosa.
Tratamento porconta própria NUNCA
Jamais use medicamentos por conta própria, a partir de orientação de parentes, vizinhos (as), amigos (as) ou balconista de farmácia. Mesmo que você já tenha utilizado algum medicamento antes, não recorra a ele, pois nem sempre será a solução para o seu problema atual. Faça todos os exames solicitados e siga corretamente o tratamento e as orientações do profissional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CONSUMO DAS DROGAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES
  • Avaliação adolescente
  • Vida sem drogas de um adolescente
  • Riscos na vida de uma adolescente grávida
  • AS PERDAS NA VIDA DO ADOLESCENTE
  • O BULLYING NA VIDA DOS ADOLESCENTES
  • Impacto da tecnologia na vida do adolescente
  • Nível de informação sobre consequência de dst entre adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!