Fichamento Ciências Politicas

Páginas: 8 (1793 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIA HUMANA E DA COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
DIREITO
CIÊNCIA POLITICA
PROFESSOR: MARTIN STAEBL GARROTE
ALUNO: REGINALDO DA SILVA
TURMA: SOC.0151.00.001
FERNANDES, Antônio José. Introdução à ciência política: teorias, métodos e temáticas. Portugal: Porto editora, 1995. P11-20.
Do Objetivo:
O autor temcom objetivo desse estudo, elencar os principais argumentos sobre o entendimento do estudo da Ciência Política, desde as suas concepções iniciais até o momento atual. Para tal objetivo, vai traçar uma linha da evolução dos conceitos estudados na história do pensamento político.
Dentre os principais conceitos sobre a Ciência Política defendida pelo autor no livro vamos citar os seguintes trechos dotexto:
Capítulo 1: Conceito e objeto da Ciência Política.
1. Conceito de Ciência Política.
“... a palavra ‘’política’’ tem sido entendida, por alguns, como a TÈCNICA que visa “alcançar os melhores resultados com o menor dispêndio de esforços”, e, por outros como a ARTE DE GOVERNAR, isto é, “a arte que permite escolher entre dois males o menor”.(p11)

“Será que os fenômenos políticos (fatos eacontecimentos políticos) são total e convenientemente interpretados e explicados na perspectiva das outrasciências? Isto é, a economia, a geografia, a história, a sociologia, a filosofia, o direito, etc., explicarão cientifica e exaustivamente a essência, a causalidade e os efeitos dos fenômenos políticos? Ou haverá antes, uma ciência própria para analisar e explicar os fenômenos políticosproduzidos pela manifestação do Poder nas sociedade nacionais e nas comunidades internacionais? (p11)

“Por isso se pode dizer, com propriedade que a Ciência Política é simultaneamente, uma ciência antiga e uma ciência nova, que cada vez mais ganha foros de cidadania no seio das universidades e no âmbito do ensino superior”.(p11)

“Conceito de Ciência política pode ser entendido como a observação,análise, comparação, sistematização e explicação dos fatos e dos acontecimentos políticos” (p11).

Com tudo, pode-se chegar a seguinte concepção: Ciência Política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente deorganização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.


As principais argumentações:

Para alcançar o seu objetivo, e assim, argumentar o seu raciocínio sobre o estudo e objeto da Ciência Política, o autordescreve como a ciência política foi se consolidando e se transformando numa ciência mais específica do estudo da política:

2. O Objeto da Ciência Política
2.1. Os valores,as normas e os Fatos:
“A delimitação do objeto da Ciência Política foi, pois influenciada pela tradição do pensamento devotado ao estudo dos fenômenos políticos” (p12).

“A primeira e mais antiga tradição do pensamento dos politicologos envolve julgamentos de ordem ética ou religiosa”. Esta atitude filosófica encontra na generalidade dos clássicos desde Platão e Aristóteles aos utopistaspassando pelos teólogos .”(p13).

“Os vários tratados sobre a conduta do Príncipe inscrevem-se todas no normativismo ético, a qual aparece hoje representado por organizações internacionais, com realce para ONU, que proclama e prosseguem um conjunto de princípios com vista ao estabelecimento do que deveria ser um mundo político aceitável....”(p13).

“Este normativismo ético não pode ser confundidocom o normativismo jurídico, que o direito positivo assume como objeto de conhecimento e caracteriza o que na Europa se chamou de direito político, direito constitucional, esse confundiu com Ciência Política”(p13).

“o Normativismo dos positivistas, na sua forma externa, depura o Estado de quaisquer elementos sociológicos ou axiológicos,circunscrevendo à personificação da ordem jurídica total....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO DE CIENCIA POLITICA
  • FICHAMENTO CIÊNCIA POLÍTICA
  • Fichamento Do Livro Ciência Política
  • Fichamento Ciência Política
  • Fichamento Ciencia Politica
  • Fichamento Ciencia e Politica
  • Fichamento Ciência Política de Paulo Bonavides
  • Fichamento do capítulo 2 do livro Curso de Ciência Política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!