ferro

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Conceito de redação técnica
Por essa introdução, pode o leitor pensar que redação técnica é algum bicho-de-sete-cabeças. Não é. Na verdade, os princípios básicos em que se assenta são os mesmos de qualquer tipo de composição (clareza, correção, coerência, ênfase, objetividade, ordenação lógica, etc.), embora sua estrutura e seu estilo apresentem algumas características próprias.
Na definiçãosumária de Margaret Norgaard, redação técnica é qualquer espécie de linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos técnicos ou científicos", e cujo estilo "não deve ser diferente de outros tipos de composição". Ressalte-se, entretanto, como faz a própria Autora, a relevância da clareza, da lógica e da precisão, qualidades que não excluem a imaginação. "A redação técnica - acrescenta a Autora - énecessariamente objetiva quanto ao ponto de vista, mas uma objetividade completamente desapaixonada torna o trabalho de leitura penoso e enfadonho por levar o autor a apresentar os fatos em linguagem descolorida, sem a marca da sua personalidade. Opiniões pessoais, experiência pessoal, crenças, filosofia de vida e deduções são necessariamente subjetivas, não obstante constituem parte integrantede qualquer redação técnica meritória."
A bem dizer, toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação, pode ser considerada como redação técnica. Nesse caso, a redação oficial, a correspondência comercial e bancária, os papéis e documentos notariais e forenses constituem redação técnica.Entretanto, parece conceito pacifico o de que tal expressão designa apenas aquelas formas de comunicação escrita de incontestável caráter científico, e especialmente da área das ciências experimentais. É nesse sentido restrito que passamos a empregar as expressões equivalentes redação técnica ou redação científica.
Tipos de redação técnica
Há diversos tipos de redação técnica: 1º- asdescrições e narrações técnicas propriamente ditas, 2º- os manuais de instrução, 3º- pareceres, 4º- relatórios, 5º- teses e dissertações científicas (monografias em geral) e outros. Alguns não chegam a ter individualidade própria, já que são sempre parte de outros, como as duas primeiras citadas e mais o sumário científico. O mais importante de todos, entretanto, é o relatório, não só porque há dele váriasespécies mas também porque, dada a sua estrutura, nele se pode incluir um grande número de trabalhos de pesquisas usualmente publicados em revistas científicas sob a denominação genérica de "artigos".
O estudo da estrutura e das características formais dos diferentes tipos de redação técnica exigiria um desenvolvimento que esta obra já não pode comportar, pois além das prescrições de ordemgeral, seria indispensável apresentar certo número de modelos comentados. Em virtude disso, vamos limitar-nos à descrição técnica, que está presente em todos os tipos de redação científica, e ao relatório.
Conceito de redação oficial
É a maneira pela qual o poder Público redige atos normativos e comunicações. Trata-se de comunicação entre unidades administrativa dos três poderes e também destes
Comempresas e com indivíduos. Não confundir com a redação comercial e a bancária, pois estas se dão entre empresas privadas e destas com o Poder Público e com indivíduos. A redação oficial segue certas normas legais, enquanto a redação comercial e a bancária seguem outras. FORMALIDADE: linguagem padrão, sem regionalismo,
nem gírias ou linguagem coloquial; tratamento respeitoso comautoridades; tom cerimonioso. A Redação Oficial é o conjunto de correspondência, atos normativos e diversos outros textos usados no serviço público. Sendo assim, além dos aprendizados básicos de uma boa redação, existem fundamentos essenciais na padronização dos documentos, no uso de fórmulas, na estética e na característica da linguagem. Em suma, a Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferro
  • Ferro
  • Ferro
  • Ferro
  • ferro
  • ferro
  • Ferro
  • Ferro E A O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!