Teoria da cibercultura

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade de Santa Cruz do Sul
Vanessa Machado de Oliveira
Teoria da comunicação II
Teoria da cibercultura
A cibercultura pode ser entendida como uma formação histórica de cunho prático e cotidiano, cujas linhas de força e rápida expansão, baseadas nas redes telemáticas, estão criando, em pouco tempo, não apenas um mundo Próprio mas, também um campo de reflexão intelectual pujante,dividido em várias tendências de interpretação.
Os primeiros estudiosos que se interessaram em conferir ao termo cibercultura um sentido teórico, foram Pierre Lévy (1997) e Arturo Escobar (1994).
Em meados dos anos 1990, a internet começou a sua trajetória de popularização, alcançando as proporções que tem hoje, exigindo assim do termo cibercultura um sentido teórico reflexivo.
O termocibercultura foi criado em 1964, por uma engenheira chamada Alice Hilton, foi ela quem fundou o Instituto de Pesquisas Ciberculturais. Hilton usava o termo para se referir as mudanças que o mundo passava na segunda metade do século XX, com um novo ciclo de desenvolvimento que se dava através da expansão dos maquinismos informáticos de processamento de dados e geração de comunicação.
Cibercultura é aexpressão que serve à consciência mais ilustrada para designar o conjunto dos fenômenos cotidianos agenciado ou promovido com o progresso das telemáticas e seus maquinismos. Afinando o conceito um pouco mais , poderia bem ser definida como formação histórica ao mesmo tempo prática e simbólica, de cunho cotidiano, que se expande com base no desenvolvimento das novas tecnologias eletrônicas decomunicação.
A cibercultura é uma nova cultura que não nega as culturas anteriores como a oral ou a escrita, pelo contrário, ela é um prolongamento, uma evolução, assim como a linguagem oral evolui para a escrita. Analisando desta maneira, com a internet (cibercultura) a linguagem tente a evoluir para uma maneira mais simples e de rápida compreensão, tornando assim a cibercultura a última escala de evoluçãoda linguagem.
O ciberespaço é um meio de comunicação democrático, todas as pessoas podem utiliza-lo, é um lugar onde todas as culturas se misturam. Na nova mídia digital, a comunicação é interativa em um sentido simultaneamente específico e ampliado: ela permite a interação humana ativa de duas maneiras diferentes, por um lado porque há a relação do ser com o equipamento, e outro porque permite arelação direta com outros seres.
Para se analisar a cibercultura precisamos levar em consideração os movimentos culturais mais abrangentes, caso contrário será sempre uma teoria compreendida de maneira limitada. Nesse contexto histórico se encontram projetos políticos, interesses econômicos, doutrinas militares e pesquisa cientifica, mas também, os profetismos religioso e secular, as utopiassociais, a sensibilidade estética e, mais genericamente, a nossa capacidade de imaginação, veiculada pela literatura e as artes mas, sobretudo, pelas práticas de indústria cultural.
1. A cibercultura e a polêmica sobre a cultura e a técnica na era das massas: populistas, conservadores e criticistas
Apesar de todas as vantagens que a internet nos trouxe existiam pessoas resistentes a ela, poracreditarem que a máquina (computador) poderia ter um enorme poder sob as pessoas.
Em 1974 a Time Magazine publicou em uma de suas edições uma extensa matéria sobre a irrupção da internet na vida cotidiana das pessoas.
Porém, concluíram eles, o processo não deveria ser ponto pacífico, pois seria, para todos, um desafio “conquistar lugares seguros e agradáveis para trabalhar, divertir-se e criar seusfilhos, sem perder contato com o espirito aberto e indomável que inicialmente os atraiu para net, agora que as batalhas para para controla-la foram lançadas e estão sendo jogadas” (Time, op. Cit. P. 56)
Para que esse processo de aceitação por parte das pessoas ocorre-se coube a vários interpretes da cibercultura estruturar conceitualmente o terreno e explicar as condições mais genéricas dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cibercultura
  • CIBERCULTURA
  • Cibercultura
  • Cibercultura
  • Cibercultura
  • Cibercultura
  • Cibercultura
  • cibercultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!